Evento “Reinventando às Sobras” promove conscientização sobre desperdício de alimentos e sustentabilidade

Por Clara Monte

Na próxima terça-feira, dia 23 de abril, o campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) sediará o evento “Reinventando às Sobras”, organizado pela turma do 8° bloco do curso de Pedagogia, sob a orientação da professora Thais Maria de Araújo Pessoa . Esta iniciativa surge como uma proposta  para combater o desperdício de alimentos e promover a conscientização sobre sustentabilidade.

A Prof. Thaís Maria de Araújo Pessoa, idealizadora da ação, conta que este projeto faz parte do cumprimento acadêmico da disciplina de Educação Ambiental, onde os próprios alunos estão totalmente envolvidos tanto na divulgação do evento quanto na produção da sustentabilidade dos alimentos.

“Nosso intuito é abordar a questão da fome e destacar maneiras de reaproveitar alimentos. No nosso evento, os alunos estarão envolvidos na culinária, escolhendo receitas e preparando biscoitos e sucos feitos a partir de cascas.”

De acordo com o aluno colaborador, Bernardo Freitas de Oliveira,  o público-alvo do evento são os estudantes da UESPI e a comunidade do mercado do Dirceu. Para ele é importante conscientizar esses públicos sobre a problemática do desperdício de alimentos e incentivá-los a adotar práticas mais sustentáveis em seu cotidiano.

“Participar do evento “Reinventando às Sobras” é uma oportunidade única para vivenciar uma experiência gastronômica diferente, além de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável. Ao aprender a valorizar e utilizar de forma criativa os alimentos que seriam descartados, os participantes estarão não só economizando recursos, mas também contribuindo para a redução do impacto ambiental causado pelo desperdício”.