Raíza Leão
O aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e estagiário da Assessoria de Comunicação (ASCOM), Roger Cunha, conquistou o 2º lugar no 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Estadual Piauí, na categoria especial “Jornalismo Universitário”, com a matéria “Aluno da UESPI transforma tradição familiar na Doces da Remédios e conquista o Brasil”, publicada no site da universidade.

Roger Cunha, vencedor do Prémio Sebrae
O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso instituído pelo Sebrae que se tornou referência no fomento ao jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo, veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira. O prêmio contempla quatro categorias principais — Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo — além da categoria especial Jornalismo Universitário, voltada a conteúdos produzidos por estudantes e recém-formados em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.
Para Roger Cunha, a conquista representa um marco importante na sua trajetória acadêmica e reforça o papel do jornalismo universitário na sociedade. “Esse prêmio representa um passo importante na minha trajetória acadêmica. Como estudante de jornalismo, receber esse reconhecimento do Sebrae reforça a importância do jornalismo universitário e mostra que o que estamos produzindo dentro da universidade pode ter impacto e relevância social. Para mim, é um incentivo enorme para seguir acreditando na profissão e na capacidade de contar histórias que fazem diferença”.

Roger Cunha e a profa. Sammara Jericó, docente que foi a orientadora da matéria
O estudante também destacou o sentimento de gratidão e reconheceu o apoio recebido durante a produção da matéria. “Foi uma sensação de conquista e de gratidão. Conquista porque é o resultado de muito esforço, dedicação e aprendizado. E gratidão porque esse reconhecimento não é só meu, é também fruto do trabalho da equipe da ASCOM, que me deu apoio em todo o processo, e da professora Sammara Jericó, que nos orienta com tanta dedicação nesse setor. Também sou muito grato ao Caio Eduardo, que me permitiu contar a sua história inspiradora junto com a Dona Remédios. Sem eles, esse trabalho não teria acontecido da mesma forma”.
A Professora Sammara Jericó, Diretora de Comunicação da UESPI, ressaltou a importância do prêmio tanto para o aluno quanto para a universidade. “Como diretora de comunicação, eu fico muito feliz porque essa foi uma pauta feita aqui na nossa assessoria, com o personagem da universidade e com o ganhador que é estagiário da ASCOM. Tudo isso completa esse sentimento de alegria. Como professora do Roger, fico muito feliz de vê-lo trilhando esse caminho de sucesso, colocando em prática o que aprende, não só comigo, mas com todos os professores do curso. Isso mostra para nós, docentes, que também estamos no caminho certo no ensino-aprendizagem. Mas, sem dúvida, a minha alegria é menor diante da conquista dele, porque essa vitória é dele, por ele estar atento ao que repassamos em sala de aula e aqui na assessoria. Todos os aplausos para o Roger, que ele continue sendo responsável e mirando sempre em novos destaques, se esforçando para escrever textos de qualidade, como fez agora”.

Equipe ASCOM da UESPI
A matéria premiada apresenta a trajetória da “Doces da Remédios”, negócio que nasceu de uma tradição familiar e conquistou espaço em todo o Brasil. Segundo Roger, a escolha da pauta reflete a essência do jornalismo. “Eu escolhi essa matéria porque ela traduz muito bem o propósito do jornalismo: dar visibilidade a histórias que inspiram. O caso da ‘Doces da Remédios’ é um exemplo de tradição familiar que se transformou em oportunidade de negócio e conquistou o Brasil. Vi nessa pauta não apenas uma narrativa empreendedora, mas também uma forma de mostrar como a cultura, a criatividade e a persistência podem gerar impacto positivo. Achei que ela tinha um potencial humano e social muito forte, e por isso acreditei que era a escolha certa para o prêmio”.
Com o reconhecimento, o estudante reforça sua motivação em seguir na profissão e o papel do jornalismo como ferramenta de transformação. “Que o jornalismo continue sempre sendo essa ponte no qual possamos contar histórias inspiradoras”.
Confira a matéria na íntegra: Aluno da UESPI transforma tradição familiar na Doces da Remédios e conquista o Brasil