Esperança Garcia: Grupo extensionista desenvolve cartilha de combate à intolerância religiosa

Por João Pedro

A liberdade religiosa no Brasil ainda ainda não se concretizou totalmente. Casos de racismo religioso e intolerância são registrados em meios de comunicação. De acordo com dados do Portal Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram registrados 477 casos de intolerância religiosa em 2019; 353 casos de 2020 e 966 casos em 2021.

Pensando nesta realidade, o grupo de extensão  Esperança Garcia: perspectivas interseccionais, críticas e libertadoras na Educação e para Direitos Humanos lançou uma cartilha de combate à intolerância religiosa. A cartilha foi elaborada pelo grupo e será publicada pela editora da Universidade Estadual do Piauí. No documento é possível identificar vários pontos de como acontece a liberdade de culto, o que é intolerância religiosa e demais assuntos ligados ao tema.

O Docente Coordenador, Prof. Elvis Marques, disse que a finalidade do grupo é criar atividades extensionistas pautadas na educação e nos direitos humanos. “O objetivo geral deste projeto consiste em promover ações extensionistas pautadas no campo da Educação em e para os Direitos Humanos, tendo em vista a essencialidade de uma educação interdisciplinar, crítica e libertadora voltada para a análise dos direitos humanos e fundamentais, empoderamento e conscientização destes, considerando os processos de subjetivação, a interculturalidade e a diversidade cultural, os movimentos e as redes sociais, a inclusão social, a democracia e a cidadania”, afirmou o docente.

Versão final – cartilha – PIBEU GEPEG

O Grupo é formado por estudantes e professores de várias áreas da Universidade e também é contemplado por bolsa para um discente. A bolsista Marina Oliveira revelou que durante o encontro várias atividades são feitas. “Nós fazemos atividades diversas. Todo mês, tentamos trazer algo novo. Fazemos eventos presenciais ou on-line e, nesse mês, trouxemos uma cartilha que aborda a liberdade religiosa”, destacou a estudante.

O professor Elvis Marques fez ainda um convite a toda a comunidade e lembrou da importância deste debate na universidade. “Somos um grupo de estudos, pesquisas e extensão em Direitos Humanos e abordamos temas do Direito, História, Pedagogia, Geografia, em perspectivas plurais, através das vivências e experiências de nossos membros. Se você quiser participar como ouvinte, será muito bem vindo (a). Nos reunimos mensalmente, nas tardes do último sábado de cada mês, de forma online. Basta enviar um e-mail para esperancagarcia@uespi.br e manifestar interesse”, finalizou.