“Era o sonho dela ver suas filhas no caminho dos estudos”

Por Arnaldo Alves

Para comemorarmos o Dia das Mães, que foi ontem, dia 08 de Maio, a Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Piauí (Ascom-UESPI) traz, a partir de hoje, algumas histórias de mães uespianas.  São histórias reais que servem de  inspiração para toda comunidade.

Maria Felix dos Santos, de 60 anos de idade, é a nova caloura do curso de Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto – Teresina.

Nascida no interior de Balsas do Maranhão, Dona Maria teve uma infância de trabalho na roça e, durante a adolescência, decidiu morar na capital do Piauí. Em Teresina, criou seus três filhos e teve que se afastar dos estudos para cuidar da família e trabalhar como costureira.

Maria nos primeiros dias de aula na Uespi

Após décadas sem estudar, dona Maria concluiu o Ensino Médio através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e conseguiu sua aprovação no curso de Física da Uespi por meio do Enem.

“Minha falecida mãe era analfabeta e, na roça, a gente não tinha tantas oportunidades. De certa forma, voltar a estudar me faz lembrar da minha mãe. Era o sonho dela ver suas filhas no caminho dos estudos”, ressaltou.

Dona Maria é só felicidade com o início das aulas na Uespi

Para a professora do curso de Física da UESPI, Janete Brito, a história da sua nova aluna serve de motivação para todo o quadro discente e docente.

“Ela é bastante extrovertida, tem demostrado curiosidade, é pontual e a relação dela comigo como professora e com alunos tem sido uma relação de alguém que quer muito aprender”, ressalta a docente.

Dona Maria mora atualmente no bairro Saci, zona Sul de Teresina. Com o início das aulas presenciais na Uespi, a rotina da ex-costureira mudou: todo dia vai para o campus Poeta Torquato Neto para compartilhar sua experiência e aprender com a turma e professores do curso.

“Eu chego em casa e já vou contando as novidades das aulas para os meus filhos. Tá sendo bem legal voltar para a sala de aula. Já tive muitos problemas de saúde e voltar a caminhar da minha casa para Uespi tem sido bom pra mim. Estou feliz demais com essa nova etapa e, após terminar o curso de Física, pretendo fazer um curso de Engenharia pois gosto muito de área de exatas”, finaliza.

Dona Maria atenta às aulas de Física do primeiro período

Dona Maria atenta às aulas de Física do primeiro