Enfermagem da UESPI Realiza Projeto de Extensão Focado em Medicamentos Seguros no Parque da Cidadania

Por: Danilo kelvin

A XXV turma de Enfermagem da UESPI promove, no dia 27 de Abril, no Parque da Cidadania em Teresina, às 17h, a primeira ação do projeto de extensão “Medicamentos Seguros“, em parceria com a Professora Doutora Rosemarie Brandim. Os docentes realizarão atividades como educação em saúde, aferição de pressão arterial e distribuição de brindes para a comunidade presente no parque.

A ideia do projeto surgiu durante o terceiro período da turma de enfermagem, na disciplina de Farmacologia com a Profª. Dra° Rosemarie Brandim. A graduanda Maria Eduarda, do quinto período, explica que a atenção foi voltada para a interação dos medicamentos no dia a dia da população. Segundo ela, muitas pessoas se automedicam, o que pode ser prejudicial. Além disso, destaca a importância de conscientizar sobre a interação medicamentosa, como o consumo de chá seguido do uso de medicamentos.

Para alcançar um público mais amplo, o Parque da Cidadania foi escolhido como local para a ação. Os acadêmicos esperam atingir diversas faixas etárias da população em geral, além de abordar a aplicabilidade de medicamentos comuns. A intenção é estimular a prática de atividades físicas e educar sobre a automedicação, especialmente em relação aos medicamentos durante surtos de dengue.

“Tanto crianças, adultos, jovens, idosos principalmente, queremos atingir todos os públicos sobre o tema, além de estimular eles a realizarem atividades físicas e educá-los em saúde na questão da automedicação e, principalmente, a gente vai frisar quanto a medicação que não pode tomar agora nesse aumento de casos de dengue que estamos passando. Precisamos ter cuidado com porque nem todo medicamento pode se tomado quando tem essa suspeita de dengue”, comenta.