Editora UESPI lança livros inovadores em jornalismo, saúde materna e comunicação

Por Roger Cunha

A Editora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) continua a expandir seu catálogo com lançamentos que refletem o compromisso da instituição com a disseminação do conhecimento e o incentivo ao debate acadêmico e social. Entre as mais recentes publicações, destacam-se obras que abordam temas contemporâneos e relevantes”e que são oferta dos ao público em geral de forma gratuíta.

Os novos títulos lançados incluem “Jornalismo e Inteligência Artificial”, que explora a intersecção entre tecnologia e comunicação; os “Anais do I Congresso do Parto e Nascimento do Delta do Parnaíba – I COPN”, uma compilação de estudos e discussões sobre práticas e políticas de saúde relacionadas ao parto e nascimento; e os “Anais da 6ª Semana de Comunicação da UESPI de Picos”, que trazem debates aprofundados sobre a democracia e a desordem informacional, especialmente no contexto da regulamentação dos meios de comunicação.

Livro: Jornalismo e Inteligência Artificial

O Prof. Orlando Berti, autor de “Jornalismo e Inteligência Artificial”, destaca que este é o primeiro livro no Brasil a abordar a prática da inteligência artificial no jornalismo. Ele explica que embora a inteligência artificial não seja um tema novo, ela é  generativa, que aprende com as interações e é uma novidade que está revolucionando o campo. Como professor e diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Jornalismo da UESPI, o autor sublinha a importância da universidade em oferecer respostas às questões contemporâneas. “O livro trata sobre o que é o jornalismo hoje, em 2024, e como a inteligência artificial, especialmente a generativa, está impactando o campo. Apresentamos exemplos práticos, discutimos as ferramentas disponíveis e debatemos as perspectivas positivas e os desafios desse processo”, explica Orlando Berti. Ele enfatiza que o livro é acessível não só para profissionais de jornalismo e comunicação, mas para a sociedade em geral, convidando todos a participar deste debate essencial.

Livro: Anais do I Congresso do Parto e Nascimento do Delta do Parnaíba – I COPN

Aline Miranda, uma das organizadoras e autora dos “Anais do I Congresso do Parto e Nascimento do Delta do Parnaíba – I COPN”, compartilha que a ideia de criar o livro surgiu durante o planejamento do evento, visando consolidar os conhecimentos e investigações dos acadêmicos e profissionais sobre parto e nascimento. A discente explica que compilar e editar os trabalhos apresentados foi um processo desafiador, mas gratificante, por reconhecer o potencial e os talentos da região. “Os anais do evento foram a forma encontrada para tornar palpável as iniciativas regionais na pesquisa em saúde materno-infantil. Todos os trabalhos apresentados foram incluídos nos anais, desde que fossem relevantes, bem escritos e com metodologia adequada aos objetivos propostos”, afirma Aline Miranda.

Livro: Anais da 6ª Semana de Comunicação da UESPI de Picos

Ruthy Costa, uma das autoras pelos “Anais da 6ª Semana de Comunicação da UESPI de Picos: Democracia e Desordem Informacional”, explica que a principal motivação para criar este livro foi documentar e compartilhar os debates enriquecedores do evento. A escolha do tema “Democracia e Desordem Informacional” foi influenciada pelos desafios contemporâneos enfrentados na comunicação, especialmente com a pandemia de Covid-19 e as eleições de 2022 no Brasil. “A desinformação massiva expôs a fragilidade da democracia. Debater a regulação dos meios de comunicação tornou-se essencial para proteger a democracia e garantir informação ética e precisa. Os critérios para seleção dos trabalhos incluíram relevância, originalidade, qualidade das pesquisas e capacidade de fomentar reflexões críticas e propostas inovadoras”, explica Ruthy Costa.

Os novos lançamentos da Editora UESPI  ampliam o alcance acadêmico da universidade e também contribuem significativamente para as discussões em áreas cruciais para a sociedade contemporânea. Estas publicações são um recurso valioso para pesquisadores, profissionais e o público em geral, promovendo uma compreensão mais profunda e informada dos temas abordados.

Para você ter acesso aos lançamentos da Editora da UESPI  basta acessar: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog