Edital para capítulos de livro sobre empreendedorismo, inovação e sustentabilidade

Por Roger Cunha

Núcleo de Estudos e Projetos em Inovação e Sustentabilidade (NEPIS) abre chamada para a elaboração de capítulos de livro sobre Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade. O objetivo do projeto é explorar essas temáticas de forma isolada e/ou interseccionada, fornecendo uma visão abrangente e multidisciplinar sobre como empreendedores podem inovar de maneira social e sustentável.

Chamada para capítulo de livro

A profa. Indira Bezerra, uma das coordenadoras do projeto, destaca que o objetivo principal é “não apenas criar uma obra abrangente que explore diversas perspectivas sobre o tema, mas também gerar um impacto significativo. Além da produção do livro, o projeto envolve o engajamento de estudantes interessados, a realização de discussões transmitidas no YouTube com professores convidados, e debates mais intimistas com o grupo participante. Nosso objetivo é fomentar um diálogo contínuo sobre inovação e sustentabilidade, incentivando ações práticas e concretas.”

A ideia para o livro surgiu a partir de diálogos com os pesquisadores do NEPIS (Núcleo de Estudos e Projetos em Inovação e Sustentabilidade). Durante as reuniões, a equipe percebeu a importância de integrar seus estudos e discussões em uma obra que agregasse valor à comunidade. “Queríamos criar um recurso tangível que refletisse nossas investigações e debates, promovendo uma maior compreensão e engajamento com os temas de inovação e sustentabilidade”, explica a  coordenadora Indira Bezerra.

Chamada para capítulo de livro

Não há restrições quanto ao perfil dos autores que podem contribuir com capítulos para o livro. Isso significa que qualquer pessoa interessada no tema — sejam professores, profissionais de diversas áreas ou estudantes — está convidada a submeter sua proposta. O principal critério de seleção é que a proposta do capítulo esteja alinhada com os temas de “Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade”. Ela também enfatiza que as contribuições podem abordar esses temas de maneira isolada (focando em um único aspecto) ou interseccionada (explorando a interseção entre dois ou mais desses temas), proporcionando uma visão abrangente e multidisciplinar sobre como os empreendedores podem inovar de maneira social e sustentável.

Chamada para capítulo de livro

O edital pode ser acessado nos canais oficiais da UESPI, e os interessados em obter mais informações sobre o processo de submissão podem enviar um e-mail para nepis@ccsa.uespi.br. A expectativa é que o livro tenha um impacto significativo não apenas na comunidade acadêmica, mas também na sociedade em geral. “Esperamos que os debates que serão realizados no canal do YouTube do NEPIS e nos eventos de lançamento inspirem ações concretas em direção a um futuro mais sustentável e inovador. Acreditamos que as ideias e conhecimentos compartilhados no livro possam servir como um catalisador para mudanças positivas e práticas sustentáveis na sociedade”, conclui a coordenadora.