Discentes do sexto bloco de Direito realizaram Audiência Simulada TRT

Por Giovana Andrade

A turma do sexto bloco do curso de bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) coordenador pela Prof.Ma.Leyde Renê, realizaram na tarde desta segunda-feira (19) no Auditório Geratec uma “Audiência Simulada TRT”.O objetivo foi aliar a teoria ministrada em sala de aula com a prática forense.

A Prof.Ma.Leyde Renê, explica que o momento foi uma extensão da disciplina Direito do Trabalho III ministrada por ela.” Foi desenvolvido duas audiências simuladas que foram um sucesso, onde os discentes puderam vivenciar os ritos processuais repassados em sala de aula. Na audiência tivemos a presença dos advogados, do reclamante, do reclamado e as testemunhas presidida pela juíza do trabalho”.

O projeto visa a preparação dos estudantes para atuação em audiências, trabalhando conteúdos de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho- Audiências simuladas a partir de casos reais, observando os procedimentos mais recorrentes – Sumário, Sumaríssimo e Ordinário.
O intuito é aumentar o desempenho dos alunos em habilidades como a postura, a iniciativa, o raciocínio jurídico, a capacidade de elaborar perguntas importantes e pertinentes às testemunhas e em depoimento pessoal, além do estudo e revisão de assuntos já anteriormente trabalhados na disciplina.

Júlia Oliveira, discente do sexto bloco, destaca que ação foi uma experiência incrível e enriquecedora. “É sempre bom ter contato prático para com o que estudamos na universidade, também é um desafio para nós como estudantes mas no geral é enriquecedor. Uma ótima forma de aprendizado e de certa forma nos prepara para os nossos próximos passos como profissionais. Nossa turma saiu extremamente feliz com o resultado!”

Segundo Liev Miguel, discente também do sexto bloco, ele fez o papel como testemunha da parte Reclamante na audiência e destaca que a atividade contribuiu com a prática dos conhecimentos repassados em sala. ” Como é de costume, a universidade possui três pilares principais formados respectivamente pelo ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, é muito gratificante poder contar com docentes – como a nossa professora e mestra Leyde Renê – preocupados em formar de maneira ampla e completa nossa experiência e conhecimento acadêmico”.

Vitória Barroso, fez parte da comissão organizadora, ela pontua que no momento anterior à simulação, fez pesquisas, estudou, revisou conteúdos de Direito do Trabalho e visitou as normas processuais trabalhistas, disciplina que será paga nos próximos períodos.”Como pude assistir, acompanhei de perto a atuação de colegas de sala e constatei a evolução da postura, da iniciativa e do raciocínio jurídico de cada um. A sensação é que estávamos em uma audiência trabalhista. Foi uma experiência enriquecedora, tanto para minha turma, quanto para as demais que tiveram a oportunidade de assistir. Espero que esse projeto se perpetue no curso e se espalhe para outras disciplinas, a simulação de uma audiência é essencial para o crescimento e desenvolvimento de habilidades ímpares para um acadêmico de Direito”.

Fotos do evento:

Abertura com a fala do professor Allen

Professora Leyde Renê com os componentes do caso 1

Professora Leyde Renê com os componentes do caso 2