Discente de mestrado desenvolve pesquisa com alunos da UNATI

Por Mateus Rufino

Conceição Magalhães é graduada em letras português pela Universidade Federal do Piauí, e atualmente, está desenvolvendo uma pesquisa de mestrado na área de linguística com os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), na Universidade Estadual do Piauí.
O objetivo geral é investigar as práticas sociais de leitura e escrita de idosos, evidenciadas em suas narrativas autobiográficas.

Conceição Magalhães, mestranda em linguística

O projeto tem como título “Práticas sociais e letramento: leitura e escrita em narrativas autobiográficas de idosos” e será realizado em duas etapas. A primeira será feita um roteiro semiestruturado, junto com a assinatura do termo de consentimento e entrevistas com os idosos, a fim de que saibam como e de que forma funcionará a pesquisa.
Por conseguinte, a segunda e última etapa ocorrerá a produção de um caderno com as narrativas sobre leitura e escrita de cada um. A pesquisa ocorrerá em dias e horários das aulas da UNATI conforme orientação da coordenação. A discente fará o estudo com uma amostragem de 10 idosos, aplicando um questionário sobre a história de vida deles.

Banner do projeto

Dulcileide Santos, aluna que participará do projeto, se mostra interessada e relata o quão enriquecedor será a pesquisa para si mesma. “Eu sei ler e escrever, fiz até o quinto ano do ensino fundamental, e esse estudo é importante para trazer de volta esse conhecimento que há muito tempo foi adquirido” conta ela.
Começou Magalhães diz que os idosos estão muito empenhados. “Eles têm interesse em participar, se mostram muito entusiasmados e se dispõem de participar de tudo que o projeto proporcionar. Estou esperando bons resultados”, finaliza ela.