Corrente: evento “Perícia e Investigação Criminal como Garantia de Direitos Fundamentais”

Por Anny Santos

Professores e alunos do curso de Bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Deputado Jesualdo Cavalcanti, no município de Corrente, realizam o evento “Perícia e Investigação Criminal como Garantia de Direitos Fundamentais”, no dia 24 de outubro, das 18h30 às 21h, no auditório do campus, com transmissão pelo canal do curso no Youtube.

Os interessados podem se inscrever até o dia do evento, por meio de formulário eletrônico, contribuindo com uma taxa simbólica no valor de R$ 10,00. O evento possui certificação de 5h/a. Os palestrantes irão ministrar os temas de forma presencial. O objetivo do evento é envolver tanto a comunidade interna quanto a comunidade externa ao campus com a temática. Dessa forma, as apresentações se darão não somente na forma técnica, mas também dinâmica.

Segundo a professora Dra. Bruna Stefanni, organizadora do evento juntamente com o professor Me. Álvaro Rapha e alunos do 4° e 8° bloco, a iniciativa busca promover um debate sobre a importância da perícia e investigação criminal como pilares fundamentais na garantia dos direitos individuais e coletivos.

“Dessa forma, a iniciativa surgiu com o debate em sala de aula promovido pelas discussões das disciplinas Medicina Legal e Criminologia. Com o debate, nós, membros do curso de Direito da UESPI, buscamos tratar sobre as dificuldades encontradas pelas profissionais no curso da investigação criminal e a realização da perícia nos crimes que dela necessitam, especialmente numa perspectiva local e sul piauiense”, destaca.

Ainda de acordo com ela, a temática é inédita na região, pertinente e pouco debatida e o propósito é não somente discuti-la por ser interessante, mas também chamar a atenção para a problemática da carência de perícia e investigação criminal no extremo Sul do Piauí. E isso, por se tratar de direito fundamental é de interesse de toda a sociedade.

“É muito gratificante, enquanto professora, estimular a realização de debates críticos e reflexivos sobre a promoção do acesso à Justiça em suas múltiplas facetas como, por exemplo, a realização da devida investigação criminal em Corrente e região. Que eventos como esses possam provocar o fortalecimento das instituições relacionadas”, finaliza.

Para o aluno Waldir da Silva Pinto, do 8° período, é necessário que o operador do direito conjugue a teoria com a realidade social. “Assim, o evento proporcionará a complementação prática do conhecimento adquirido em sala de aula, através do contato e troca de experiências dos profissionais atuantes na área, enriquecendo a formação acadêmica”.