Dia Internacional da Mulher: homenagens e celebração das mulheres da UESPI

Por Vitor Gaspar

O dia 8 de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Essa é mais do que uma data comemorativa, ela é um lembrete de que as mulheres são poderosas, capazes e merecedoras de todas as oportunidades. Pensando nisso, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu o evento “Vozes Plurais: Mulheres na UESPI”, marcado por homenagens, entrega de presentes, discursos emocionados e uma grande confraternização no Palácio Pirajá, em Teresina.

Mulheres reunidas no Hall do Palácio Pirajá

A recepção as mulheres  contou com a apresentação do Grupo de Teatro da UESPI, agora, com novos atores e sob a direção da Profa. Norma Soely Guimarães. O grupo apresentou a peça Marcas Invisíveis, que mostra, na sequência, os 5 tipos de violência (Fisíca, Psicológica, Patrimonial, Moral e Sexual) contra a mulher previstos na Lei Maria da Penha.

“Essa peça retrata a vida de Norinha, uma mulher que é artista plástica e sonha encontrar um grande amor. Mas ela não imagina que ele venha, sorrateiramente, e arrebate toda a sua energia. Essa é uma peça muito importante por mostrar os cinco tipos de violência que a mulher pode sofrer em um relacionamento e as marcas invisíveis são exatamente as que ficam na alma da mulher. Mulheres, hoje é um dia de luta! Saiam de casa, vão para os movimentos, se reúnam no seu bairro, na sua casa, na sua escola. Nós não queremos apenas flores, queremos o respeito que toda mulher deve ter”, conclui a Profª. Norma.

Grupo de Teatro saúda o público presente

O momento também contou com a entrega de materiais informativos sobre o Núcleo de Enfretamento a Violência Contra a Mulher (NEVIM). Ele tem atuado em nossa instituição desde 2023, sendo um local de acolhimento e orientação para mulheres em situação de violência. A psicóloga Vitória Rosa, uma das responsáveis pelo setor falou da importância dessa data.

“No dia da mulher é importante que possamos fortalecer a rede de proteção a essas mulheres para que elas saibam que tem assistência e que existem pessoas interessadas em acolher e ajudar essas mulheres e também falar sobre a força, capacidade, a rede de apoio que essas mulheres podem ser a si próprias. Nessa data é importante falarmos sobre força, capacidade, amor, sobre saúde mental e sobre um bom relacionamento consigo mesma”.

Assistente Social Mariana Santos e a Psicóloga Vitória Rosa, representantes do NEVIM

Em um levantamento, foi constatado que das posições de direção de centro, campi e administração superior, 17 são ocupadas por mulheres, representando uma maioria em comparação aos 13 homens que ocupam cargos semelhantes. Isso reflete não apenas a presença feminina em nossa universidade, mas também sua liderança ativa e influente em diversas áreas da universidade.

Diretora da Assessoria de Comunicação Sammara Jericó e a Chefe de Gabinete Sônia Carvalho

Nos discursos um ponto em comum – relatos que enalteceram a jornada de todas as mulheres. Todos e todas celebraram as conquistas da mulher e renovaram o compromisso da universidade com a promoção da igualdade de gênero, como nas falas da Pró-Reitora de Administração, Profª. Fábia Buenos Aires, e da Diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DPPE), Profª. Samaira Souza.

“Nós temos a oportunidade de celebrar a chegada, a presença, a constância, a luta, assim como as vitórias de cada uma de nós presentes e também para aquelas que não puderam estar aqui com a gente nesse momento. Hoje é um dia de relembrar que merecemos o respeito, o reconhecimento e, acima de tudo, o fortalecimento dos nossos direitos, enquanto mulheres”, afirmou a Pró-Reitora da PRAD.

Pró-Reitora de Administração, Fábia Buenos Aires

“Dedico uma saudação especial a todas as mulheres e às mulheres negras de nossa universidade, pedindo respeito, paz, união, empatia e responsabilidade. O mundo clama por paz, o mundo clama por saúde, mas nós devemos instigar e garantir que esses apelos, essas palavras de ordem se tornem parte do nosso cotidiano. Nós, mulheres, somos responsáveis e desempenhamos papéis definidores em diversos aspectos: em nossos lares, em nossos trabalhos e especialmente na UESPI, onde a maioria da gestão é composta por mulheres”, destacou a professora Samaira.

Diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DPPE), Samaira Souza.

O Vice-Reitor, Dr. Jesus Abreu, parabenizou todas as mulheres por sua dedicação ao longo do tempo. “Nós nos associamos a vocês, reconhecendo que não poderíamos viver sem a presença e influência significativas que cada uma traz. Deixo essas palavras com o coração e o respeito que cada uma merece”.

Vice-Reitor, Dr. Jesus Abreu

Para o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, as mulheres estão ocupando posições diversas, com mais mulheres em cargos de liderança do que jamais tivemos antes. No entanto, é importante também lembrar das dificuldades enfrentadas pelas mulheres, pois muitas delas têm uma segunda jornada de trabalho.

“Acredito que é nossa missão, nossa obrigação,  como homens, é promover o respeito e, assim, contribuir, na sociedade, para que as mulheres alcancem uma vida plena e igualitária, tanto no trabalho quanto na sociedade em geral. Precisamos respeitar as mulheres e promover uma cultura de paz, uma cultura de acolhimento, de justiça. É fundamental que nós, homens, conversemos uns com os outros para compreendermos o que está acontecendo e, em seguida, promover uma mudança de comportamento sempre visando o respeito e a valorização de todas as mulheres “, afirma o Reitor.

Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto entregando presente