Dia do doador voluntário: UESPI e HEMOPI do campus de Picos promovem mobilização para doação

Por Géssica Feitosa

Hoje, dia 25 de novembro, é comemorado o dia do doador de sangue, o doador voluntário. Uma data para agradecer aos doadores pela ação de doar e também conscientizar a população nacional a se solidarizar com a doação de sangue. Na universidade essa discussão deve ocorrer. Pensando nisso, o campus de Picos em parceria com o HEMOPI promoveu a campanha  “doe sangue, salve vidas” hoje (25).

Uma equipe do HEMOPI esteve presente na UESPI na semana passada, visitando o campus e conscientizando os alunos sobre a importância de ser um doador.  A diretora e doutora em enfermagem, Mariluska Macedo, conta que a universidade se mobilizou junto à comunidade acadêmica para levar quem estava apto à doação para o centro de doação.

Franciele Sousa, é técnica administrativa na UESPI de Picos, e no dia de hoje, se disponibilizou a ir ao Hemopi como voluntária, juntamente com um grupo de alunos, ela fez sua doação de sangue. Ela fala sobre o papel do Hemocentro e relata a recepção e tratamento positivo dos profissionais que a receberam.

“Hoje é um dia muito importante, dia do doador, e é preciso que as pessoas venham para cá, que ajudem os outros, pois o objetivo é esse, ajudar o próximo, mesmo que você não tenha uma pessoa em específico, mas ajudar a todos porque sempre está precisando, e o trabalho do hemocentro é muito bonito, muito cuidadoso, as meninas são muito atenciosas, trabalham muito bem, recebem a gente muito bem. E é importante para nós como cidadão, para sociedade, ajudar o próximo e é muito importante também que todas as instituições, principalmente as de ensino, porque isso é também sobre educação, sobre formar cidadãos e ajudar o próximo”, destaca Franciele.

O aluno e voluntário, Rainerio Linhares, do 7° período de biologia da UESPI, menciona sobre a importância de ser doador e o quanto a universidade enquanto instituição de ensino com um público grande pode ter um papel significativo nessa campanha.

“Ser um doador é uma questão bastante importante, uma questão social, um dever como cidadão, dentro da sociedade, que é ajudar o próximo. E a gente pode algum dia se encontrar no mesmo lugar, precisando de doação. A UESPI, como sendo uma instituição que abrange bastante a região, com bastantes alunos que tem, em vários municípios na macrorregião e microrregião também, deveriam ter realizações de campanhas, para ser regulares, com doações, de três a quatro meses dependendo do indivíduo, e que seria bastante importante para nosso Estado, para várias demandas e que ajudam bastante o pessoal que está no hospital, internado e precisando”, enfatiza Rainerio Linhares.

Andreia Nunes, coordenadora do Hemopi de Picos, explica a importância da doação de sangue para o estoque e enfatiza o quanto a unidade precisa de voluntários, pois a demanda que chega para eles não é somente de Picos mas também de Municípios vizinhos.

“Hoje, nós comemoramos essa data que é muito importante. Sempre que eu posso, estou procurando esses doadores voluntários, indo em instituições, empresas privadas, fazendo essa captação, ligando para esses doadores que nós já temos, esses doadores voluntários, que muitas vezes deixam de nos procurar, eles doam uma vez e daí acreditam ou não tem conhecimento de que esse sangue fique aí um ano, na verdade o sangue, ele só fica em estoque um mês, e essas reposições que fazem, e essas doações são feitas diariamente, ela não supre a necessidade de todos os dias, porque nós também abastecemos outros municípios que fazem esse tipo de procedimento”, explica Andréia.

A coordenadora reforça o chamado para a doação de sangue.“Então eu peço a colaboração dos doadores voluntários, dos que são doadores que foram doadores ou que pretendem ser doadores a virem o hemocentro regional de Picos que é muito importante. A UESPI sempre que eu chamo, sempre que eu os procuro vocês estão sempre à disposição para nos ajudar e eu espero que isso continue por vários e vários anos e eu poder contar com vocês”, conclui Andreia.

Confira registros do momento: