Curso de Psicologia: encontro discute habilidades para promoção da qualidade de vida

Por João Fernandes

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) por meio do Núcleo de Estudos em Análise do Comportamento e Cultura – NEACC e do Curso de Psicologia, realizou uma atividade com foco na construção de habilidades profissionais para a promoção da qualidade de vida em diversos contextos.

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (25), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e aproximou discentes, docentes e profissionais da área da psicologia para  promover uma atividade de formação de habilidades e competências para atuarem na promoção de qualidade de vida.

O encontro foi dividido em duas temáticas, sendo a primeira,  “Família e Escola: identificação e intervenção precoce enquanto estratégias de prevenção e promoção de qualidade de vida em crianças e adolescentes”, em seguida, os convidados debateram a temática relacionada à “valorização à vida e sociedade: o papel das agências”

A iniciativa corresponde a uma atividade do NEACC e foi idealizada pelos professores do Curso de Psicologia, Nadja Pinheiro, Ana Lúcia e Dyego Costa. Os docentes optaram por ampliar os conhecimentos relacionados à valorização da vida  focando na valorização e empoderamento de grupos mais vulneráveis, como mulheres e crianças.

Segundo a professora Nadja Pinheiro, uma das organizadoras da ação, eventos como estes são muito importante, pois, proporciona uma ampliação do aprendizado, sendo uma atividade de ensino mas também de informação.

“As discussões sobre valorização da vida é o ano todo. Estas discussões são reforçadas nesse mês, mas é importante lembrarmos que são ações permanentes. Tentamos desmistificar o amarelo apoiando que saúde mental deve ser trabalhada o ano inteiro. Vamos trabalhar competências profissionais que possam ser aplicadas para a promoção de qualidade de vida, prevenção e intervenção em situações de vulnerabilidade”, acrescenta a professora.

Veja quem são os convidados