Curso de Pedagogia da UESPI promove II Sarau de Alfabetização em Picos

Por Vitor Gaspar

Na tarde desta quarta-feira (28), das 15h às 17h, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebe o II Sarau de Alfabetização intitulado “A UESPI vai à escola”. O evento, organizado pela Professora Fabrícia Gomes da Silva e os estudantes do 4° Bloco de Pedagogia, acontece na sala 18 do campus Professor Barros Araújo, em Picos.

O objetivo principal do Sarau de Alfabetização é destacar a importância da arte no processo de aprendizagem da leitura e escrita, oferecendo um vasto repertório de recursos, como músicas, poesias, rimas, jogos, danças e brincadeiras. O evento marca o encerramento de uma série de atividades realizadas pelos alunos de Pedagogia da UESPI em escolas dos municípios de Picos e Ipiranga. Ao longo dos últimos meses, os estudantes visitaram escolas da região, onde conduziram as primeiras etapas do Sarau em parceria com as crianças.

“Acreditamos que o tema desse ano possibilita um maior diálogo com professores e alunos da Educação Básica, mostrando que somos parceiros, Universidade e escola, e que juntos agregamos mais qualidade aos processos educacionais”, afirma a professora Fabrícia Gomes sobre o projeto.

Registro das estudantes de Pedagogia no pátio de uma escola pública em Picos

O evento também vai proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar práticas que farão parte de sua futura profissão, estimulando especialmente a criatividade, que desempenha um papel fundamental nas atividades pedagógicas.

“É com muita alegria e entusiasmo que falo sobre a expectativa desse evento especial, que será realizado hoje a tarde no nosso campus, e que já foi realizado em algumas escolas de Picos e do Ipiranga. Será um momento onde a arte, a leitura e a expressão ganham vida e se encontram em um só lugar e, de diversas formas, estaremos divididas em equipes para apresentarmos um pouco de cada ideia que foi criada com todo cuidado e dedicação”, afirma Eula Soares, estudante do 4º bloco.

Prática com as crianças do ensino básico

As atividades promovem a valorização da literatura, estimulando o gosto pela leitura e incentivando a expressão criativa das crianças. Segundo a organização, as atividades buscam envolver os alunos de forma lúdica e interativa, proporcionando um espaço para que eles possam expressar sentimentos e ideias por meio da leitura e da escrita. O Sarau de Alfabetização é aberto a todos os interessados, sejam eles estudantes, professores, profissionais da área da educação ou comunidade em geral. A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia.

A organização convida todos a participarem do momento, no sentido de valoriza a arte como ferramenta pedagógica e fortalece a parceria entre a universidade e as escolas.