Curso de Letras Português da UESPI promove Projeto de Extensão “Karingana ua Karingana”

Por Clara Monte

O Curso de Letras Português do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto, anuncia a terceira edição do Projeto de Extensão “Karingana ua Karingana”. O projeto se desenvolverá nos meses de abril, maio e junho. Começa no dia 5 de abril e termina no dia 06 de junho, sempre às sextas-feiras, de 14h às 17h, presencialmente.

As edições anteriores, realizadas em 2017 e 2018, concentraram-se nas narrativas das literaturas africanas e afro-brasileiras. No entanto, nesta terceira edição, o escopo se amplia para incluir também as expressões literárias afro-diaspóricas e indígenas. De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Assunção de Maria Sousa e Silva, ele visa promover e incentivar a leitura das produções literárias de autores dos países africanos de língua portuguesa, bem como de autores afro-diaspóricos e indígenas, com especial destaque para os afro-brasileiros.

“Sob a demanda da lei 10.639/2003 e da Lei a que substitui, a 11.645/2008, vamos refletir acerca da importância dessas produções, suas formas de criação e de abordagem quanto às questões cruciais para a existência e a resistência da pessoa negra e indígena na história do nosso país. Serão encontros semanais, presenciais, em que colocaremos em discussão as realidades e as condições de sujeitos e sujeitas cujas vozes se presentificam nos textos literários. O resultado do projeto, a partir das leituras com base nas perspectivas teóricas decolonial e contra-colonial, contempla a produção de conhecimento através da escrita e da elaboração de podcasts. Convidamos estudantes, professores/as, comunidades de terreiros, movimento popular e cultural de Teresina, comunidade em geral para participar dessas rodas vibrantes e enriquecedoras”.

Segue o livro do formulário de inscrição:
E o link da página do projeto no Instagram: