Curso de Letras-Português da UAB-UESPI realiza Oficina de Leitura e Produção Textual; saiba como participar

Por Eric Sousa

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), irá promover a primeira Oficina de Leitura e Produção Textual e Iniciação à Vida Acadêmica. O evento será realizado pela Coordenação do Curso de Letras-Português da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e transmitido ao vivo pelo canal oficial da UESPI no YouTube, que também disponibilizará as gravações dos encontros.

A oficina será composta por duas aulas: a primeira, marcada para 3 de fevereiro, das 16h às 18h, será ministrada pela Profª. Mestranda Rosiara Ibiapino Araújo e abordará o tema “Leitura e Produção Textual no Ensino Superior: Abordagens Iniciais”; já a segunda, com o Profº. Mestrando José Kelli Santos Ibiapino Albuquerque, tratará sobre “A Produção Textual no Ensino Superior: Características, Gêneros e Tipologias” e acontecerá em 17 de fevereiro, no mesmo horário.

Segundo a Coordenadora do Curso de Letras-Português da UAB, Profª. Dra. Lucirene da Silva Carvalho, a oficina surgiu da necessidade de introduzir possíveis novos estudantes à leitura e à produção textual, requisitos de extrema importância aos discentes e futuros profissionais da educação, e também como forma de nivelamento para turmas futuras do curso.

“Temos como objetivos a leitura, análise e produção de textos acadêmicos, visando desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos com ênfase nos gêneros utilizados ao longo do curso. Teremos estudos linguísticos e gramaticais em função dos textos em estudo, abordando o regramento referente aos direitos e deveres do discente da graduação”, aponta a professora.

Os encontros concederão certificados de participação aos alunos, os quais serão emitidos pelas coordenações de cada curso para os que tiverem assistido às aulas e realizado as atividades propostas na plataforma on-line.