UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Curso de Jornalismo da UESPI encerra ciclo de debates sobre ética, jornalismo e educação midiática com participação de profissionais

Por Raíza Leão

O curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) encerrou, nesta semana, o ciclo de debates promovido pela disciplina “Ética, Deontologia, Legislação e Jornalismo”, ministrada pelo professor Daniel Solon para a turma do 2º período de Jornalismo. As atividades integraram a carga horária de Extensão Curricular (ACE) e reuniram temáticas atuais e urgentes para a prática jornalística e para a sociedade.

Segundo o professor Daniel Solon, o semestre foi estruturado para aproximar alunos e profissionais, permitindo vivências reais sobre questões contemporâneas. “Metade da carga horária da disciplina é dedicada às atividades curriculares de extensão. Tivemos a oportunidade de trazer várias temáticas importantes para a sociedade, desde a precarização do trabalho até coberturas de tragédias em escolas e debates sobre sensacionalismo no jornalismo”, explicou. Ele destacou ainda o encerramento das atividades com o debate sobre educação midiática e práticas jornalísticas no combate ao racismo, alinhado à Semana Nacional da Consciência Negra. “Os estudantes puderam conviver com problemas urgentes da sociedade e vivenciar falas de vários profissionais. Foi uma experiência bastante positiva, trazendo temáticas sociais relevantes e aproximando a sociedade da universidade”, completou.

Para os alunos, a experiência ampliou o olhar crítico e reforçou a importância da formação humanizada. A estudante Rafaela Ketley ressaltou o impacto da diversidade de temas e perspectivas. “A gente teve vários pontos de vista. Cada grupo trabalhou um tema específico e isso contribuiu tanto para o pessoal quanto para o profissional. Tivemos contato direto com profissionais da área, o que foi excelente para nossa formação”, afirmou.

Entre as convidadas da programação, esteve a jornalista Marta Alencar, criadora da agência nordestina de checagem COAR Notícia, que ministrou debate sobre educação midiática. Ela destacou que compreender como a notícia é produzida é essencial tanto para futuros jornalistas quanto para o público geral. “A educação midiática é fundamental. A gente explica como funciona o processo de produção da notícia, enfatizando a apuração. Muitas vezes o público desconhece esse trabalho, e nosso intuito é fazer com que ele tenha um senso crítico para analisar reportagens e conteúdos jornalísticos”, pontuou.

Marta reforçou ainda a relevância de trazer esse debate para os estudantes. “Somos a única iniciativa nordestina reconhecida como educação midiática no Brasil e produzimos materiais inéditos com linguagem regional. Isso é fundamental para o Nordeste, para o Piauí, e incentiva os alunos a serem protagonistas da própria história. Se nós conseguimos, eles também podem”, declarou.