Curso de Geografia de Campo Maior promove evento em homenagem ao dia do Geógrafo

Por Clara Monte

No dia 29 de maio acontece o evento “Dia do Geógrafo: Ciclo de Palestras“, promovido pela comunidade acadêmica do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior. O evento será presencial, na biblioteca do campus, e também sendo disponibilizado um link via Google Meet para os demais interessados.

O projeto foi idealizado pelo professor do curso de Geografia, Bruno Maia, que tem como objetivo mostrar aos alunos a importância da profissão para à sociedade, além de prestar homenagem ao Dia Internacional do Geógrafo(a), recordando os maiores nomes dos profissionais da área no Estado do Piauí.

“Esse é o primeiro evento que vamos organizar no ano para o curso, onde todos do departamento de geografia estão engajados no debate sobre o papel do profissional no século XXI, nas mais diversas áreas onde podemos atuar. Será discutida, nos ciclos de palestras, a contextualização de áreas físicas, culturais, políticas e de ensino”, pontua o professor.

A oportunidade é mais uma ação desenvolvida pela coordenação do curso com o intuito de promover restruturações de melhorias na formação dos alunos. A professora Cíntia dos Santos, uma das organizadoras do evento, afirma que o encontro marca uma continuidade do curso em desenvolvimento de uma série de atividades e projetos.

“Nós professores, juntamente com a direção da UESPI e os alunos, estamos em uma busca constante por melhorias para o nosso curso, como a criação de projeto ecológico associados a materiais reciclados do campus, projetos de pesquisa e extensão, horta comunitária para práticas e elaboração de um controle acadêmico para nossos discentes. Esse evento significa muito para nós geógrafos, pois, além de servir como homenagem ao nosso dia, é a integração de todos as ações em um só momento, impulsionando o ensino de qualidade”.

A docente destaca, ainda, que a oportunidade contará com ciclos de palestras com temas ligados ao raciocínio geográfico na educação básica e estratégias didáticas nas áreas da geografia cultural, política e outras, na qual geógrafos de renome de outras cidades foram convidados para participação, além de dois egressos do curso da UESPI que irão contribuir contanto suas experiências dentro do campo em formação e no mercado de trabalho.

“Nossa intenção é fazer com que os alunos tenham contato com profissionais de outros lugares, resultando em mais conhecimento e informações, explorando o máximo de áreas de estudo, além de incentivá-los na organização de eventos, motivando nossa comunidade de discentes a promoção de ciclos de palestras que geram maior nível de interação entre eles, permitindo a estimulação de pesquisas e projetos”, finaliza a professora.

Marcelo Alves, um dos egressos que irá palestrar no evento, comenta que ficou muito feliz com o convite para participar e que suas expectativas são as melhores possíveis, tendo em vista que contribuirá para visibilidade do campus. “Esse momento é essencial para incentivar os graduandos a se dedicarem aos estudos e focarem na continuidade de sua formação, sempre buscando aperfeiçoamento em sua carreira de professor-pesquisador, ver como é o campo de atuação funciona, e como lograr êxito na carreira”.