Curso de Extensão: Bases Teórico-Práticas para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio

Por Giovana Andrade

A residência pedagógica de Sociologia promoverá um curso de extensão intitulado “Bases Teórico-Práticas para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio”. Este curso tem como objetivo principal a discussão de conceitos fundamentais das Ciências Sociais, proporcionando um diálogo com o trabalho docente no ensino médio.

O evento está agendado para ocorrer no período entre 11 de dezembro de 2023 e 8 de fevereiro de 2024, acontecerá de forma remota durante esse ano e presencial durante o ano de 2024 no auditório do NEAD.

Segundo a profª Rebeca Hennemann, as leituras prévias indicadas são obrigatórias e contabilizam carga horária do curso. “As inscrições serão gratuitas e acontecem através do preenchimento do formulário online. Serão ofertadas 30 vagas, assim distribuídas: 15 vagas para os bolsistas do Residência Pedagógica; 15 vagas para estudantes em geral do curso de Ciências Sociais/UESPI, com prioridade para bolsistas do PIBID”.

O cronograma do evento:

• 11 de dezembro de 2023: Gestão do tempo e planejamento (autoinstrucional e online)

• 14 de dezembro de 2023: Recursos digitais (8h às 12h; Google Meet)

• 11 a 20 de dezembro de 2023: Atividade prática (remota)

• 11 de janeiro de 2024 – Fundamentos de Sociologia Clássica e Noções básicas de Sociologia Brasileira (8h às 12h, presencial)

• 18 de janeiro de 2024 – Conceitos políticos fundamentais: Poder, cidadania e democracia e Conceitos políticos fundamentais: os clássicos da ciência política (8h às 12h, presencial)

• 25 de janeiro de 2024 – Conceitos antropológicos fundamentais: cultura e Conceitos antropológicos fundamentais: identidade e diferença (8h às 12h, presencial)

• 01 de fevereiro de 2024 – Fundamentos históricos (8h às 12h, presencial)

• 08 de fevereiro de 2024 – A imaginação sociológica e a produção de recursos didáticos: desafios para o planejamento (8h às 12h, presencial)