Curso de agronomia da UESPI realiza curso de tratorista agrícola

Por Roger Cunha

Com o objetivo de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos futuros profissionais do setor agrícola, o curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, no campus Torquato Neto, promoveu um curso de Tratorista Agrícola. Estruturado para proporcionar uma formação completa e abrangente, o curso combina módulos teóricos e práticos. Durante a formação, os participantes adquiriram tanto o conhecimento técnico necessário para a operação eficiente de tratores quanto a experiência prática essencial para enfrentar os desafios do campo com competência e segurança.

Aluno na prática do curso de tratorista agrícola

O professor e instrutor do SENAR, Thiago Lima, esclareceu que o curso de Tratorista Agrícola, promovido pelo curso de Agronomia, tem como objetivo proporcionar aos alunos, que estão nos últimos períodos do curso, um conhecimento aprofundado sobre a operação e manutenção de tratores e outras máquinas agrícolas. “O objetivo desse curso é passar para os alunos, que a maioria são formandos, já estão nos últimos períodos do curso de Agronomia, a importância da operação e de conhecer a operação e manutenção de tratores agrícolas, das máquinas e implementos, não são somente tratores agrícolas que eles fazem, e adquirir um conhecimento mais aprofundado com relação à disciplina de máquinas e motores que é fornecida ao longo do curso para eles, e agora eles vão estar tão aptos tanto a operar como também a repassar os seus conhecimentos futuramente para novos profissionais, novas turmas, alunos”, explicou o professor.

Ele destacou que o curso busca complementar a formação dos alunos na disciplina de máquinas e motores, preparando-os não apenas para operar esses equipamentos com competência, mas também para transmitir seu conhecimento a futuros profissionais e novas turmas. “Com essa capacitação, os estudantes estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios do setor agrícola e contribuir para a formação de novos profissionais na área”, concluiu Thiago Lima.

Experiência prática dos alunos de Agronomia no curso tratorista agrícola

O professor explicou que o curso de Tratorista Agrícola foi estruturado em em aulas teóricas e práticas. Inicialmente, os alunos participaram de 16 horas de aulas teóricas, onde adquiriram conhecimentos fundamentais sobre a operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas. Agora, a etapa prática está prestes a começar, com atividades que incluirão a manutenção das máquinas, a regulagem dos implementos e o aprendizado prático da operação dos equipamentos. “Estamos iniciando a fase prática, que inclui a manutenção das máquinas, a regulagem dos implementos e o aprendizado prático na operação dos equipamentos. Essa abordagem prática é fundamental para que os alunos não apenas compreendam os conceitos, mas também saibam aplicá-los de forma eficaz. O objetivo é que eles estejam preparados para utilizar essas habilidades no campo e transmitir esse conhecimento a futuros profissionais após a graduação”.  Explicou o docente.

Tarcísio Wesley, aluno de Agronomia, destacou a importância do curso de Tratorista Agrícola tanto para sua vida profissional quanto pessoal. “Esse curso é importante porque, quando saímos do curso, temos a teoria sobre máquinas e implementos, mas não temos a experiência e o contato direto com as máquinas”, explicou. Ele apontou que a experiência prática é muito importante para alinhar a teoria e prática. “Aqui no curso, é importante porque vamos ter esse contato, aprender a operar, aprender como fazer a manutenção na máquina, e isso vai ajudar na vida prática”, acrescentou.

Tarcísio Wesley ressaltou que essa experiência prática é fundamental para aplicar o conhecimento teórico na vida real, especialmente quando estiver atuando em propriedades agrícolas. “Quando estivermos na fazenda, vamos saber como passar as instruções e tudo mais”, comentou, destacando que o aprendizado adquirido será um diferencial significativo tanto em sua carreira quanto na gestão de uma propriedade agrícola.