CRI: Reunião entre UESPI e Universidade escocesa discute futuras parcerias em projetos sobre energias renováveis

Por Vitor Gaspar

Na manhã desta quarta-feira (01), a Coordenação de Relações Internacionais (CRI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), juntamente com membros da Administração Superior se reuniram com representantes da Universidade de Dundee, de forma on-line para tratar de futuras cooperações entre as instituições em pesquisas e desenvolvimentos de projetos com energias renováveis.

A reunião durou cerca de 1 hora e a expectativa é de que saiam parcerias positivas no desenvolvimento de pesquisas na Universidade

As instituições são parceiras desde o ano passado, quando o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa visitou instituições de ensino superior da Europa, mostrando o potencial de muitos grupos de pesquisa da UESPI.

Segundo o Coordenador de Relações Internacionais, Prof. Dr. Orlando Berti, a Universidade Britânica está entre as principais do Reino Unido que trabalham com tecnologias e que têm muito interesse em fazer intercâmbio de alunos e professores com a UESPI.

“As demandas trarão um acordo de cooperação, que deve ser assinado ainda este semestre, principalmente porque a temática de energias renováveis, notadamente o hidrogênio verde, estudado pelo grupo de Energias Renováveis da UESPI, é um dos pontos-chave de trabalho atualmente em nossa instituição”, encerra o docente.

Momento da interação com os representantes escoceses

Participaram da reunião, representando a UESPI, o pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Rauirys Alencar, o coordenador do grupo de Pesquisa em Energias Renováveis, prof. Juan Aguiar, a professora Dra. Vanessa Alencar e toda a equipe da Coordenação de Relações Internacionais, juntamente com o interlocutor Dener Miranda.

Dener Miranda, que fez parte da articulação entre as duas instituições, ressalva que durante a conversa foram discutidas possíveis áreas de cooperação de pesquisa e intercâmbio de alunos e que isso se aplica no estudo voltado a produção de energias renováveis, como a produção de energia solar, eólica, por marés e também a produção de hidrogênio verde.

“Também foram discutidos algumas outras áreas de pesquisa, principalmente na área de saúde, engenharia biométrica e etc. Tivemos também uma apresentação sobre a UESPI, também sobre a Universidade Aberta, sobre o Estado do Piauí e o seu potencial na exportação de energia”.

Também esteve presente na reunião o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Rauirys Alencar

A UESPI, através do Núcleo de Formação e Pesquisas em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI), já desenvolve diversas pesquisas e trabalhos nesse sentido, sempre estimulando os alunos do Núcleo na produção e construção de projetos que vão de encontro a toda a questão que engloba as energias renováveis.

E para falar sobre isso, o Coordenador do NUFPERPI, Juan Aguiar que também estava presente na reunião conta que a conversa inicial com os representantes escoceses deu os primeiros passos para uma parceria que pode ser muito importante para a Universidade, principalmente para o desenvolvimento de tecnologias que na Europa já são consolidadas.

“Hoje o Piauí tem o potencial muito grande de desenvolvimento e produção de tecnologias renováveis que na Europa já são bastante utilizadas e eles estão passando até por um momento de evolução para novas gerações dessa tecnologia, enquanto que aqui no Brasil ainda estamos em fase inicial”, afirma o professor.

A Coordenação de Relações Internacionais da UESPI realiza ativamente um trabalho de cooperação buscando alavancar parcerias e buscando a internacionalização da marca da Instituição.