Corpo de dança da UESPI levará cultura local com o espetáculo “Pelas Margens”

Por Roger Cunha

No próximo dia 17 de setembro, o Teatro 4 de Setembro, em Teresina, será o palco para uma imersão cultural única com a apresentação do espetáculo “Pelas Margens” do Corpo de Dança da Universidade Estadual do Piauí. A partir das 19h, o público terá a oportunidade de vivenciar uma celebração  da cultura dos povos ribeirinhos do rio Parnaíba. Combinando elementos de dança e narração de histórias, o espetáculo promete transportar os espectadores para as margens do rio, revelando a riqueza das tradições e do modo de vida das comunidades que habitam essa região.

Grupo de dança da UESPI apresentará o espetáculo “Pelas Margens”

“Pelas Margens” é mais do que uma apresentação artística; é uma homenagem à herança cultural dos ribeirinhos piauienses. Através de uma fusão de dança e contação de histórias, o Corpo de Dança da UESPI busca não apenas entreter, mas também educar e sensibilizar o público sobre as tradições e a realidade das comunidades que vivem às margens do rio Parnaíba. Este espetáculo destaca o compromisso da UESPI com a preservação e valorização da cultura local, oferecendo uma oportunidade para o público se conectar com as raízes culturais da região de uma maneira envolvente e significativa.

A coordenadora do Corpo de Dança da UESPI, Professora Renata Batista dos Santos Pinheiro, destacou a relevância da apresentação desse espetáculo “Pelas Margens” no Teatro 4 de Setembro. “O Corpo de Dança da UESPI tem a missão de divulgar a cultura popular por meio da dança. Este ano de 2024, teremos a oportunidade de mostrar nosso trabalho no Teatro 4 de Setembro. Para nós, isso é um momento ímpar, pois permitirá que a população de Teresina aprecie nosso trabalho e conheça mais a fundo a cultura piauiense”. Ela sublinhou que a apresentação no Teatro 4 de Setembro é uma chance significativa para o Corpo de Dança da UESPI, oferecendo ao público de Teresina a oportunidade de se conectar com as tradições locais e valorizar o trabalho artístico e cultural do grupo.

Corpo de dança da UESPI – @cduespi_the

Sobre a inspiração por trás do espetáculo “Pelas Margens”, a Professora Renata Batista dos Santos Pinheiro explicou que o  espetáculo é uma celebração da cultura da população ribeirinha que vive ao longo do Rio Parnaíba. Buscamos retratar as tradições e o modo de vida das comunidades que habitam as margens desse rio, trazendo à tona a riqueza cultural dessas regiões. Ela acrescentou que a escolha do tema visa valorizar e dar visibilidade às práticas culturais e ao cotidiano dessas comunidades, proporcionando ao público uma experiência imersiva e enriquecedora.

A Professora Renata Batista dos Santos Pinheiro ressaltou que espetáculos como o “Pelas Margens” são cruciais para promover e valorizar a cultura local, além de dar visibilidade a grupos de dança, como o Corpo de Dança da UESPI. Ela enfatizou também que, em setembro, que é o mês de aniversário do Teatro 4 de Setembro, haverá diversas apresentações artísticas como parte das celebrações. Para ela, essas oportunidades são fundamentais porque permitem que vários grupos de arte se apresentem e compartilhem seu trabalho com o público, contribuindo para a diversidade e o enriquecimento cultural da comunidade.

A Professora explicou que o espetáculo “Pelas Margens” abordará e representará a cultura local através de uma estrutura que divide a apresentação em blocos. Cada bloco representará uma viagem fictícia por diferentes regiões do Piauí, incluindo Teresina, Amarante, Floriano, Esperantina e Parnaíba. Dessa forma, o espetáculo proporcionará uma imersão na diversidade cultural de cada uma dessas localidades, destacando as particularidades e tradições de cada região, e permitindo que o público experimente a riqueza cultural do estado de uma maneira envolvente e dinâmica.