Coordenadores de polos da UAB/UESPI no Piauí são empossados no Palácio de Karnak

Por Eric Souza (estagiário) sob Coordenação da Profa. Sammara Jericó

Mais de 30 coordenadores de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Piauí participaram de uma cerimônia de posse no Palácio de Karnak, sede do governo do Estado. Os coordenadores são responsáveis por auxiliar os estudantes matriculados nos cursos a distância da UAB em seus municípios, nos quais também se reúnem presencialmente.

A solenidade contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do Secretário de Educação Washington Bandeira. O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr. Evandro Alberto, foi representado na solenidade pela Diretora-geral do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da instituição, Profa. Dra. Márcia Percília Moura.

Uma das coordenadoras de polos empossada à frente do polo da UAB em Piripiri foi a Profa. Auridete Mendes Ribeiro. A docente enfatizou a necessidade de investimentos na Educação a Distância (EAD) e adiantou a previsão de novas vagas para o município.

“Estamos com grandes expectativas para o ano de 2024. O polo UAB de Piripiri aguarda novas turmas com previsão de sete graduações e quatro pós-graduações. Por essa razão, para termos sucesso em cursos EAD, a instituição de ensino superior precisa compreender a fundo seu público-alvo, investir em tecnologias que promovam a expansão do ensino-aprendizagem e focar esforços na qualidade da educação”, elencou.

Já a Coordenadora do polo da UAB em Simões, Profa. Maria Bento Carvalho, destacou que o momento ressalta a grandiosidade do programa da Universidade Aberta, o qual proporciona acesso à formação superior a muitos que não têm condições de se deslocar aos grandes centros.

“Sempre que falamos em Educação a Distância (EAD), a UAB surge pela mudança de vida que tem realizado ao nível nacional. Confesso que fico emocionada em saber que contribuímos para que esta inclusão aconteça em nossos municípios e nossas regiões. Em outro momento conversamos sobre a oferta do Edital nº 25/2023 da CAPES, que deve levar novas ofertas de cursos ao Piauí inteiro”, pontuou.

Antes do evento no Palácio de Karnak, os coordenadores da UAB no Estado, tanto na UESPI, quanto na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e no Instituto Federal do Piauí (IFPI), se reuniram no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) da UFPI. Eles foram convidados pelo Centro de Educação a Distância (CEAD) da instituição. Os docentes avaliaram o ano letivo de 2023 e discutiram a respeito do edital mais recente da CAPES.

“É uma imensa satisfação que a UESPI participe deste evento, principalmente com os nossos coordenadores de polos, os quais estão na ponta e fazem contato direto com nossos alunos. Compartilhar experiências, trazer novidades é sempre muito importante para que ofereçamos uma educação a distância gratuita, de qualidade e excelência à comunidade acadêmica da Universidade e à sociedade piauiense”, salientou a diretora-geral do NEAD, Profa. Dra. Márcia.

Na sede da gestão estadual, o governador Rafael Fonteles apresentou um dado colhido pelo Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a respeito do ingresso no ensino superior, que posiciona o Piauí na melhor colocação da região Nordeste.

“O Piauí oferta atualmente o maior número de vagas ao contabilizar UAB, UAPI (Universidade Aberta do Piauí) e cursos presenciais. São mais de 35 mil vagas por ano. Atualmente, temos o maior percentual de pessoas com educação superior do Nordeste (15,7%). Embora ainda convivamos com a chaga do analfebetismo, que castigou gerações sem oportunidades, somos o estado com mais graduandos no ensino superior”, completou o gestor.