#ContaPraGente: levantamento de dados do vetor que causa Leishmaniose

Por Liane Cardoso

No dia 1º de dezembro, quarta-feira, às 13h, acontecerá mais uma Live #ContaPraGente no canal do Youtube: UESPI Oficial. O bate-papo será com o aluno Cleanto Luiz Maia Silva, discente do 7º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí, que avalia o vetor transmissor da Leishmaniose em Teresina.

Durante a transmissão o acadêmico irá explicar como a pesquisa é realizada e quais são os principais objetivos do projeto que desenvolve no Laboratório de zoologia e Biologia Parasitária, coordenado pela Professora Simone Mousinho.

O estudante destaca que o levantamento de dados é necessário para que haja a prevenção da disseminação do vetor. “Trabalhamos na atualização dos registros acerca da presença do vetor da leishmaniose visceral. Isso é importante porque a confirmação do vetor em determinado local da cidade, aciona um alerta aos profissionais do Centro de Zoonoses”, informou o aluno.

Os resultados desse projeto serão utilizados como base para que as autoridades conheçam a situação dos bairros mais vulneráveis, e assim, realizem a promoção de políticas de ações preventivas.

Veja também: Pesquisadores avaliam a disseminação do vetor que causa Leishmaniose em bairro da Zona Norte de Teresina