Conquistas para além dos muros da universidade: Docentes da UESPI em evidência

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) têm se destacado em atividades acadêmicas e culturais fora do ambiente universitário, trazendo reconhecimento para a instituição. Recentemente, três professores, Kácio do Santos, Marcelo Reges e Anneth Silva, ganharam visibilidade por suas contribuições em suas respectivas áreas.

O professor Kácio, egresso do curso de Educação Física da UESPI e, atualmente, docente efetivo no Campus de Floriano, foi selecionado para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), fomentado pela CAPES. Ele está realizando seus estudos no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), em Portugal. Sua pesquisa investiga o corpo em perspectivas afrodiaspóricas e decoloniais, temas que o Prof. Kácio integra diretamente nas disciplinas que ministra, como Dança, Recreação e Corpo e Educação.

Além disso, ele participa de projetos de extensão ligados às afrodescendências e comissões de banca de heteroidentificação racial. “A pesquisa está intitulada: CORPOREIDADES AFRO-ATLÂNTICAS: depois dos navios negreiros, outras correntezas?. Ter o afastamento da UESPI para cursar pós-graduação tem sido muito importante para este grau de qualificação, pois é um investimento importante para esta Universidade”.

Professor Kácio do Santos.

Outro destaque é o professor Marcelo Reges, que participou como expositor e palestrante na Feira de Arte LGBTQIA+ promovida pela Petrobras. O evento, realizado no mês do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil, teve como propósito promover um debate amplo, acolhedor e instrutivo sobre Direitos Humanos e cidadania LGBTQIA+.

“Minhas obras foram voltadas para discutir a arte LGBT. Durante a exposição, utilizei como referência as pinturas da Serra da Capivara, que incluem representações de cenas homoeróticas. Expliquei como essas pinturas são fundamentais para refletirmos sobre a experiência humana em relação à arte, mostrando que as práticas homoafetivas e homoeróticas já eram retratadas muito antes da invasão europeia na América Latina e do surgimento do cristianismo.  Abordei tanto a importância de reconhecer a diversidade sexual quanto o papel da arte em representar essa diversidade”, explicou o docente Marcelo Reges.

Docente Marcelo Reges na exposição.

Pintura autoral do docente Marcelo Reges.

A docente Anneth Silva foi aprovada para um estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O estágio, que ocorrerá de 8 de julho de 2024 a 31 de julho de 2025, focará em Direitos Humanos e Infância, com uma análise socio-histórica da produção discursiva no campo da enfermagem no Brasil. A docente também atuará no Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. “Eu pretendo trazer melhorias na perspectiva das metodologias ativas e das novas terapêuticas na área da saúde, principalmente no campo da enfermagem, onde atuo. Meu foco é na área de transplantes. Além disso, quero explorar a área dos direitos humanos, com ênfase nos direitos da infância. No meu trabalho, pretendo analisar as repercussões da Convenção sobre os Direitos da Criança no Brasil e verificar o que está sendo feito aqui no Piauí”.

Docente Anneth Silva.