Conheça a história de José Ribamar Soares, o mais novo agrônomo de Parnaíba, formado aos 70 anos

Por Anny Santos

Na última sexta-feira (4), aconteceu a colação de grau da turma de 2022.2 do curso de Engenharia Agronômica da nossa UESPI, em Parnaíba, certificando, oficialmente, por meio do diploma, as competências obtidas pelos recém-formados. Dentre as conquistas, 07 alunos obtiveram Láureas Acadêmicas, além disso, a turma compartilha a história de José Ribamar Soares, formado aos 70 anos.

Para o Diretor do campus, Professor Dr. Eyder Rios, a cerimônia de colação de grau é sempre um momento muito emocionante e importante para todos da UESPI. E isso não ocorre apenas pela entrega de novos profissionais capacitados para à sociedade e o mercado de trabalho, mas também pelas histórias de transformação de realidade vivenciada por muitos que passam pela instituição.

Nessa turma, temos um graduado muito especial, o senhor Ribamar, uma pessoa de 70 anos, que, mesmo após a aposentadoria, decidiu voltar a estudar e pôde concluir da melhor forma, através de muito empenho e força de vontade, o curso de Agronomia em nosso campus. Ou seja, um marco para todos nós e para quem acompanhou sua trajetória”, destaca.

Das histórias que inspiram

Senhor Ribamar, como é conhecido, ingressou no ensino superior em 2018 e passou por todas as mudanças enfrentadas por aqueles que almejavam obter o tão sonhado diploma, mesmo diante de uma pandemia ocasionada pela COVID-19 que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), findou-se em 5 de maio de 2023, três anos depois do surgimento dos primeiros casos.

José Ribamar Soares

Segundo um dos mais novos agrônomos, ele nasceu em uma família humilde, com 14 irmãos, sendo o único que conseguiu ingressar e concluir o ensino superior. Seu sonho sempre foi de se formar na área, tendo em vista que seria importante em sua cidade. “Graças a Deus, tive a dádiva de passar no vestibular e, quando isso aconteceu, foi uma grande alegria, mas não se compara com a alegria de hoje. Me considero um vitorioso, principalmente, devido a minha idade e espero ser um exemplo para minha família, inclusive netos e filhos”.

A história de José Ribamar Soares é, principalmente, para aqueles que puderam acompanhar de perto, como a Coordenadora do curso, professora Dra. Aurinete Daienn, uma verdadeira inspiração. Segundo ela, a turma de Seu Ribamar alcançou um rendimento memorável, construído por meio do empenho individual e também coletivo de todos.

“É a primeira turma que eu acompanho como Coordenadora e, por meio dela, posso dizer que a UESPI se confirma como uma instituição de formação superior de qualidade, colocando profissionais de excelência no mercado de trabalho, profissionais ímpares que irão desempenhar um importante papel social e econômico em nossa sociedade”, finaliza.