Confira como foi o III Seminário da Antropologia da Prática e do I Encontro dos Núcleos de Pesquisa

Por Giovana Andrade

Encerrou hoje (15), o III Seminário da Antropologia da Prática e do I Encontro dos Núcleos de Pesquisa, o evento foi pensado em comemoração ao mês estadual da consciência negra.

O objetivo foi reunir pensadores das temáticas das relações étnico-raciais, ações afirmativas, gênero e segurança pública e identidades emergentes no século XXI com a perspectiva de apontar cenários para as políticas públicas e a produção acadêmica para as populações indígenas, quilombolas, pretos e pardos, no tocante ao acesso à educação e seus territórios rurais e urbanos, ao mesmo tempo, pensar a questão da segurança pública e do gênero numa implicação com raça/etnia.

Na ação, foram discutidos temas como: o conservadorismo social e seus impactos nas políticas de ações afirmativas; políticas de ações afirmativas, educação e desigualdade racial no Brasil; indígenas, quilombolas e a questão das identidades emergentes; quilombolas, educação, empoderamento econômico e a questão das identidades emergentes; relações étnico-Raciais, de gênero e segurança pública; experiências/práticas no processo de acesso das populações pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiências e outros grupos vulneráveis no Ensino Superior e na Pós-Graduação; Ensino de sociologia e A Lei 10.639/2003.

A Profa. Dra. Tatiana Gonçalves, juntamente com outros palestrantes, debateram sobre Indígenas, Quilombolas e a Questão Das Identidades Emergentes. Ela destaca que a temática é de importância, visto que falaram de uma discussão indenitária dentro de uma perspectiva de identidades emergentes. O que a antropologia tem chamado de ’emergências étnicas’, ‘a viagem da volta’, ou seja, esse reencontro dessas populações indígenas com sua identidade que historicamente foi invisibilidade no processo de colonização.

“E estamos falando de um lugar onde isso aconteceu de forma muito violenta, que é o Piauí, que até pouco tempo não reconhecia essas populações indígenas. Esse processo de retomada dessas identidades é marcado também por uma luta por direitos, como o direito à educação, à educação escolar indígena. É um direito garantido através da nossa constituição e outros dispositivos legais nacionais e internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção 169 da OIT. Portanto, essa mesa foi um importante espaço para que pudéssemos discutir essas questões e dar visibilidade a essa pauta e essa luta aqui no Piauí.”

Emily Dutra, curso de Ciências Sociais, do 7° período, explica que as palestras foram importantes para sua formação como cientista social e sujeito. “As colocações das mesas temáticas me fizeram refletir como indivíduo pertencente ao meio acadêmico e ao meio social. As políticas de cotas afirmativas é uma temática que não pode ser somente em um seminário, deve sempre estar sendo discutido e afirmado”.