Conecta Enade: I Seminário Conecta ENADE da UESPI

Por Giovana Andrade e Vitor Gaspar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu o I seminário Conecta ENADE da UESPI com o objetivo de discutir a gestão e avaliação de indicadores da educação superior para a universidade, com base na realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Administração superior, professores e coordenadores se fizeram presente no evento.

Com a finalidade de garantir a qualidade do ensino, o projeto visa ampliar as estratégias pedagógicas que possibilitam evoluir o desempenho dos cursos, como também o desenvolvimento dos discentes. A proposta, de autoria da Administração Superior da Instituição, representadas pelo Prof. Dr. Evandro Alberto e o Prof. Dr. Jesus Abreu, respectivamente, visa atender aos ciclos do Enade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de modo permanente.

A professora Márcia Edilene, Coordenadora institucional do programa, descreve que esse ano os cursos que serão avaliados são: Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Zootecnia nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Corrente, Uruçuí e Teresina.

“Nosso trabalho amadureceu bastante nesta segunda edição, graças à experiência que tivemos na primeira, que foi uma experiência piloto. Agora, quase todo o auditório está cheio de coordenadores e diretores da instituição, que compraram a ideia e reconhecem a importância deste programa para nossa instituição. Desta vez, também vamos incorporar novas tecnologias, não nos limitando apenas às oficinas presenciais“.

Registro da Coordenadora Institucional do programa, Márcia Edilene

As ações se realizarão no formato de oficinas, workshops, seminários, palestras, debates, rodas de conversa e outras modalidades, nas quais serão enfocados temas como a estrutura da prova, questões de cunho geral e específico, conteúdos de cada curso, metodologias ativas, formação docente e currículo, além da ênfase nos Indicadores da Educação Superior na instituição.

A professora Rosário Batista, Procuradora Institucional, destaca que a partir 2023.2 os seminários serão incorporados no calendário acadêmico para que aconteçam anualmente, afim de sempre estarem fazendo uma avaliação. “Pela aceitação e acolhimento que tivemos no ENADE 2022 por parte dos docentes e discentes, esperamos nessa edição termos resultados ainda mais significativos e consequentemente quem sabe o nosso Índice Geral de Cursos futuramente chegar em perfeito”.

Professora Rosário Batista, Procuradora Institucional.

O programa é constituído de três componentes: equipe técnica (responsável pelas informações sobre o Enade e o SINAES); equipe de Língua Portuguesa (responsável pelas informações sobre a estrutura da prova do Enade – características do item, tipos de itens, gabaritos e distratores – e desenvolvimento de estratégias de leitura, interpretação e produção textual) e equipe pedagógica (responsável pelas informações dos conteúdos específicos de cada curso).

EQUIPE:

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA CONECTA ENADE:

Evandro Alberto De Sousa

Jesus Antônio De Carvalho Abreu

TÉCNICA:

Maria Rosario de Fatima Ferreira Batista

Kely Anee de Oliveira Nascimento

Josimar Alcantara de Oliveira

Samylla Miranda Monte Muniz

Tales Antão de Alencar Carvalho

LÍNGUA PORTUGUESA:

Márcia Edlene Mauriz Lima

Shirlei Marly Alves

Herasmo Braga De Oliveira Brito

Lília Brito Da Silva

Mônica Maria Feitosa Braga Gentil

O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, destaca que esse é um momento de troca de experiência, mas também de fazer as orientação aos estudante. “É uma atividade muito importante que avalia às universidades e quando ela é bem avaliada nacionalmente consegue ganhar alguns benefícios e, consequentemente, melhorar o índice, então, é uma ação que devemos dar as mãos e que o estudante compreenda toda a importância que tem esse certame ENADE para ele e para a instituição”.

Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto.

O Vice-Reitor da UESPI, Prof. Dr. Jesus Abreu, explica que o programa é um parâmetro de avaliação tanto para o Governo Federal quanto para as instituições avaliar como está o desempenho.

“Essa foi uma ideia brilhante do Magnifico Reitor, Evandro, com a professora Márcia Edilene, que conseguiram desempenhar esse programa para auxilias nossos discentes e isso demonstra que a instituição tem um carinho, um cuidado especial com nossos estudantes e egressos. Temos a convicção que nossos estudantes estão em uma boa formação e devemos destacar o empenho no ENADE”.

O Vice-Reitor da UESPI, Dr. Jesus Abreu

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O evento também foi transmitido pelo o canal oficial da UESPI,confira!

CRONOGRAMA ENADE