Por Giovana Andrade e Vitor Gaspar
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu o I seminário Conecta ENADE da UESPI com o objetivo de discutir a gestão e avaliação de indicadores da educação superior para a universidade, com base na realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
![](https://uespi.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Image-2023-09-13-at-09.45.33-300x225.jpeg)
Administração superior, professores e coordenadores se fizeram presente no evento.
Com a finalidade de garantir a qualidade do ensino, o projeto visa ampliar as estratégias pedagógicas que possibilitam evoluir o desempenho dos cursos, como também o desenvolvimento dos discentes. A proposta, de autoria da Administração Superior da Instituição, representadas pelo Prof. Dr. Evandro Alberto e o Prof. Dr. Jesus Abreu, respectivamente, visa atender aos ciclos do Enade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de modo permanente.
A professora Márcia Edilene, Coordenadora institucional do programa, descreve que esse ano os cursos que serão avaliados são: Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Zootecnia nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Corrente, Uruçuí e Teresina.
“Nosso trabalho amadureceu bastante nesta segunda edição, graças à experiência que tivemos na primeira, que foi uma experiência piloto. Agora, quase todo o auditório está cheio de coordenadores e diretores da instituição, que compraram a ideia e reconhecem a importância deste programa para nossa instituição. Desta vez, também vamos incorporar novas tecnologias, não nos limitando apenas às oficinas presenciais“.
![](https://uespi.br/wp-content/uploads/2023/09/691e0667-a4a1-4d85-b889-ee471791e605.jpg)
Registro da Coordenadora Institucional do programa, Márcia Edilene
As ações se realizarão no formato de oficinas, workshops, seminários, palestras, debates, rodas de conversa e outras modalidades, nas quais serão enfocados temas como a estrutura da prova, questões de cunho geral e específico, conteúdos de cada curso, metodologias ativas, formação docente e currículo, além da ênfase nos Indicadores da Educação Superior na instituição.
A professora Rosário Batista, Procuradora Institucional, destaca que a partir 2023.2 os seminários serão incorporados no calendário acadêmico para que aconteçam anualmente, afim de sempre estarem fazendo uma avaliação. “Pela aceitação e acolhimento que tivemos no ENADE 2022 por parte dos docentes e discentes, esperamos nessa edição termos resultados ainda mais significativos e consequentemente quem sabe o nosso Índice Geral de Cursos futuramente chegar em perfeito”.
![](https://uespi.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Image-2023-09-13-at-09.45.34-300x225.jpeg)
Professora Rosário Batista, Procuradora Institucional.
O programa é constituído de três componentes: equipe técnica (responsável pelas informações sobre o Enade e o SINAES); equipe de Língua Portuguesa (responsável pelas informações sobre a estrutura da prova do Enade – características do item, tipos de itens, gabaritos e distratores – e desenvolvimento de estratégias de leitura, interpretação e produção textual) e equipe pedagógica (responsável pelas informações dos conteúdos específicos de cada curso).
EQUIPE:
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA CONECTA ENADE:
Evandro Alberto De Sousa
Jesus Antônio De Carvalho Abreu
TÉCNICA:
Maria Rosario de Fatima Ferreira Batista
Kely Anee de Oliveira Nascimento
Josimar Alcantara de Oliveira
Samylla Miranda Monte Muniz
Tales Antão de Alencar Carvalho
LÍNGUA PORTUGUESA:
Márcia Edlene Mauriz Lima
Shirlei Marly Alves
Herasmo Braga De Oliveira Brito
Lília Brito Da Silva
Mônica Maria Feitosa Braga Gentil
O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, destaca que esse é um momento de troca de experiência, mas também de fazer as orientação aos estudante. “É uma atividade muito importante que avalia às universidades e quando ela é bem avaliada nacionalmente consegue ganhar alguns benefícios e, consequentemente, melhorar o índice, então, é uma ação que devemos dar as mãos e que o estudante compreenda toda a importância que tem esse certame ENADE para ele e para a instituição”.
![](https://uespi.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Image-2023-09-13-at-09.47.39-225x300.jpeg)
Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto.
O Vice-Reitor da UESPI, Prof. Dr. Jesus Abreu, explica que o programa é um parâmetro de avaliação tanto para o Governo Federal quanto para as instituições avaliar como está o desempenho.
“Essa foi uma ideia brilhante do Magnifico Reitor, Evandro, com a professora Márcia Edilene, que conseguiram desempenhar esse programa para auxilias nossos discentes e isso demonstra que a instituição tem um carinho, um cuidado especial com nossos estudantes e egressos. Temos a convicção que nossos estudantes estão em uma boa formação e devemos destacar o empenho no ENADE”.
![](https://uespi.br/wp-content/uploads/2023/09/bf213b64-2622-4ebd-bf5f-ac42ba58f8e3.jpg)
O Vice-Reitor da UESPI, Dr. Jesus Abreu
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O evento também foi transmitido pelo o canal oficial da UESPI,confira!