Comunidade acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português promove a Semana de Letras

Por Clara Monte

Comunidade acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português, do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, juntamente com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro/NEPA-UESPI promoverá a Semana de Letras de 2024 da instituição, nos dias 22 e 23 de maio. O evento será online e transmitido pelo canal do Youtube UESPI OFICIAL.

Coordenadores da Semana de Letras 2024. Prof. Dr. Silvino Filho e a Prof. Dra. Raimunda Celestina

Uma das propostas da ação deste ano é reunir as mais diversas línguas escritas, faladas e pesquisadas no âmbito acadêmico, propondo o encontro de línguas, fortalecendo e dinamizando as línguas escritas e faladas pelos povos e estudadas nas academias do Brasil. De acordo com um dos professores organizadores, Dr. Raimundo Silvino do Carmo Filho, esta é a 12ª edição do evento e tem como principal objetivo reunir pesquisadores, docentes, estudantes  da Universidade Estadual do Piauí, bem como das outras IEs.

“O evento é um momento de congregação, onde tanto os professores quanto os alunos apresentam as pesquisas que estão realizando dentro da universidade. O encontro se concentra, principalmente, no protagonismo da pesquisa, buscando trazê-la para o centro das discussões. Tanto os professores quanto os alunos devem estar diretamente envolvidos nos trabalhos, especialmente em simpósios, minicursos e oficinas, onde são apresentadas as pesquisas realizadas nas universidades e nos cursos de letras. Nas mesas e conferências há um cuidado em convidar professores doutores, tanto internos quanto externos, como conferencistas, para enriquecerem o evento com a apresentação de suas pesquisas”.

O professor ainda que a programação do evento compreende um conjunto de atividades, perfazendo a carga horária de 20 horas/aula, incluindo palestras e conferências nas áreas de língua, linguagens, literatura e outros saberes, minicursos, mesas-redondas e atividades culturais.

“O evento se desenvolverá a partir dos processos de reflexões e diálogos teórico e metodológicos inerentes às áreas de ciências da linguagem e das literaturas, incluindo palestras, discussões, mesas-redondas, minicursos e atividades culturais, integrando professores, professoras, pesquisadores e pesquisadoras e estudantes das áreas de Letras, assim como convidados e visitantes da UESPI”, finaliza.

A liberação de propostas aprovadas e abertura de todas as inscrições serão disponibilizadas no dia 2 de abril, através no link.

Confira todas as informações e o cronograma do evento.