Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Colunista UESPI: Professor discute sobre a formação da docência em literatura

O 10º artigo do quadro de Colunista UESPI foi publicado pelo professor do campus de Oeiras, Harlon Lacerda. O docente escreveu sobre a Docência em Literatura: da reflexão teórica desinteressada ao beco sem saída da militância.

O professor faz uma reflexão acerca da formação dos professores de literatura centrada na concepção eurocêntrica, e aponta ser necessário romper essa vertente na academia. “Sabemos que as narrativas orais dos povos tradicionais latino-americanos constituem-se como formas simples ou gêneros primários e formas complexas ou secundárias ao mesmo tempo, pois que os corpos daqueles e daquelas que narram são a própria forma da narrativa. Podemos reescrever a História da Literatura latino-americana sem o paradigma universalista e linear das formas europeias, sem o cânone imposto por visões maniqueístas de um tipo de estética formulada a partir de um belo eurocêntrico”, afirma no texto.

Confira o artigo completo:

COLUNA X

Colunistas UESPI

O quadro de Colunistas da UESPI foi criado em março desde março de 2021.  Mensalmente são divulgados artigos de opinião e ensaios de temáticas variadas, englobando temas nas áreas de economia, educação, saúde, literatura, comunicação, tecnologia, direito, diversidade, entre outros.

Na primeira edição a professora do curso de Administração e pró-reitora adjunta de Planejamento e Finanças (PROPLAN), Joseane Leão, falou sobre  “O Impasse nos preços dos combustíveis.

O professor do curso de Geografia e climatologista, Werton Costa,  abordou sobre o tema: “Eventos Atmosféricos Severos: perspectivas para educação para o risco”.

O tema do  3º artigo  foi a Era do Caos; Adeus mundo Vuca, bem vindo mundo Bani,  escrito pela professora do curso de Administração e diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESPI, Vanessa Alencar.

No 4º artigo a professora do curso de Enfermagem e coordenadora da especialização em Estomaterapia, Sandra Marina Bezerra, prestou uma homenagem aos profissionais da área na batalha contra a Covid-19.

A professora Samária Andrade, coordenadora do curso de Jornalismo em Teresina, fez uma análise sobre mídia alternativa e as manifestações do dia 29 Maio,na 5ª edição.

Gênero e Práticas Femininas: mulheres negras e capoeiristas de Teresina/PI  foi discutido no texto do professor Robson Carlos da Silva, do curso de Pedagogia, campus Poeta Torquato Neto.

A Ciência dos Dados: revolução ou adaptação? foi debatido no sétimo artigo do professor Dario Calçada, campus de Parnaíba.

Substratos alternativos como uma opção para o produtor rural, foi tema do artigo 8º  da professora Anarlete Ursulino, do curso de Agronomia em Uruçuí.

No artigo 9º foi publicado sobre o Ensino da leitura e escrita no processo de educação infantil, pela professora Edilma Mendes, do curso de Pedagogia, campus de Corrente.