Colação de Grau UAPI: 114 discentes recebem grau na modalidade em separado em 2023

Por Ana Raquel Costa e Hélio Alvarenga

Nesta terça-feira (28) a Universidade Aberta do Piauí (UAPI) formou dez discentes do curso de Bacharelado em Administração da primeira etapa na modalidade EAD. A cerimônia de Colação de Grau em Separado aconteceu de forma online e foi presidida pelo Pró-reitor de Planejamento e Finanças da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Prof. Lucídio Beserra Primo.

No período de janeiro a novembro de 2023 a UAPI já formou 114 estudantes através da modalidade de colação de grau em separado, seguindo o calendário estruturado no início do ano. Para a estudante Alice Moura, do polo de Olho D’água do Piauí, essa forma de finalizar o ciclo da graduação foi de extrema importância.

“A colação de grau em separado feita de forma online é muita prática e necessária para quem mora longe da capital. Foi tudo feito de maneira organizada para um momento esperado e sonhado há tempos”, comemora a mais nova administradora.

Colação de grau em separado online realizada em 28 de novembro de 2023.

A recém-formada em Administração também comenta que a estratégia de trazer maior celeridade à etapa da formatura, permitindo que os alunos possam participar da cerimônia sem se deslocar, está em concordância com a proposta de ensino da UAPI.

“O mais importante pra mim no ensino EAD foi a flexibilidade, ajudou bastante no quesito gestão de tempo, inclusive me ensinou a ser muito mais produtiva em relação aos meus estudos, dedicada e persistente”, afirma a estudante.

Colação de Grau em Separado

A modalidade de colação de grau em separado é concedida ao estudante que não participou da solenidade coletiva (convencional) por motivos superiores ou que não desejam estar na colação convencional por motivos pessoais. É uma cerimônia realizada de forma simplificada, composta somente pelo juramento e leitura do termo de outorga de grau, não havendo uso de vestimenta tradicional (beca), entrega de canudos e pronunciamentos, exceto da autoridade outorgante.

Na UAPI, o formando pode optar por realizar a colação de grau presencial (em qualquer campus da UESPI) ou de forma online (no polo de origem do discente). A solicitação é feita através de requerimento online através do e-mail da secretária. Os procedimentos pode ser conferidos através do link: Procedimentos para solicitação de colação de grau.