Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h-1

CFAF realiza 6° feira anual de robótica na próxima semana

Por João Fernandes

O Centro de Formação de Servidor do Piauí Antonino Freire (CFAF/UESPI) realiza, no sábado (10), a 6° feira anual de robótica do CFAF. O evento tem como objetivo apresentar os resultados de experimentos tecnológicos de alunos da Rede Estadual de Ensino e cursistas de Teresina.

O encontro contará com a participação de mais de 25 professores do interior e 10 escolas da rede Estadual. Uma das atrações será a corrida de carros de duas e quatro rodas produzidos pelos cursistas. As exposições fazem parte do Centro de Produção de Robótica e Materiais Didáticos (Centro Maker), projeto implantado pela Seduc, que oferta oficinas práticas de robótica para estudantes com o objetivo de desenvolver e expandir o ensino de robótica na Rede Estadual de Ensino. 

Arquivo: imagem ilustrativa

Para o Prof. Ranildo Lopes, criador do projeto Robótica nas Escolas e organizador do evento, o encontro é um passo importante da educação em nível estadual. “Durante o evento aconteceram amostras de projetos que os professores e cursistas fizeram ao longo do ano, além disso, evidenciaremos diversas áreas do conhecimento, como computação, conhecimentos gerais, programação de pensamento computacional, além de ideias e abordagens para solucionar problemas”. O evento deve reunir amostras de projetos de automação.

O professor conta, ainda, a importância do evento para apoiar professores e servidores da rede estadual, sobre atualização de robótica de forma inovadora em suas turmas de campo e pesquisa, possibilitando o conhecimento de robótica e a elaboração de seus próprios experimentos tecnológicos.

“A ideia é valorizar aquilo que os estudantes produzem de melhor, expondo suas criações. Com o avanço tecnológico cada vez mais acelerado, é de suma importância que nossos alunos estejam integrados ao mundo digital. O estudo de robótica, por exemplo, expande o processo de ensino e aprendizagem”, destaca o professor.

As exposições acontecem no dia 10 de dezembro, das 9h às 11h, no Auditório do Centro de Formação Antonino Freire. Os organizadores divulgam todas as informações em um perfil no Instagram @centomaker.com.br