Centro Acadêmico de Enfermagem promove Evento sobre Inclusão a Pessoas Autistas

Por: Cássio Sousa

Em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo, o Centro Acadêmico (CA) do Curso de Enfermagem, em parceria com a Coordenação de Pedagogia e a Coordenação de Letras Português do campus Dra. Josefina Demes, em Floriano, promoverá, na noite desta quarta-feira (24), na Unidade Escolar Bucar Neto, um evento com o tema “Dialogando sobre Inclusão: O lugar do autista é onde ele quiser estar”. O evento tem como objetivo conscientizar e promover o bem-estar social das pessoas autistas em todos os ambientes.

A docente mediadora do evento, Sheila Borges, enfatiza que eventos como este proporcionam a oportunidade para as pessoas se informarem mais sobre o tema. Ainda segundo a docente da Uespi, estar informado sobre o tema permite que as pessoas possam agir de maneira melhor, tanto na sociedade como dentro das próprias instituições onde estão inseridas as pessoas autistas, fornecendo assim mais apoio e compreensão.

“Eu só posso atender àquela especificidade daquela pessoa se eu souber como fazer isso. Muitas vezes eu quero, mas não sei como fazer. A informação é uma coisa muito importante na vida de quem tem filho com autismo, de pessoas que trabalham com autistas, principalmente no âmbito escolar, para conduzi-los para que aprendam, para que tenham autonomia”, relatou a docente.

A professora ainda ressalta a importância da colaboração entre psicólogos, educadores e famílias para entender e apoiar as necessidades comportamentais dos alunos. Ela destaca a necessidade de compreender o que faz bem e o que não faz bem para cada aluno, buscando estratégias para incentivá-los a participar das atividades escolares e em casa.

“A colaboração é a teoria aliada à prática. Quem dá esse suporte prático são os psicólogos, porque entendem melhor sobre isso. Eles conversam com eles, procurando entender o que faz bem, o que não faz bem. E a gente precisa trocar essas informações em função desse aluno, para conduzi-los. Entender que se ele se negar a fazer uma atividade, isso não é uma birra. Como fazer para ele querer fazer aquela atividade? E a gente vai associar sempre, sempre buscando parcerias para complementar as informações e desenvolver um bom trabalho dentro da universidade, dentro das escolas, dentro de casa”, concluiu.

A palestra contará com depoimentos de pessoas autistas presentes nos mais diversos âmbitos sociais, bem como um depoimento do ponto de vista da convivência familiar, possibilitando uma ampla troca de ideias e vivências.

O aluno do segundo período do curso de Educação Física, Jefferson Junior, participará do evento trazendo em seu depoimento o ponto de vista de uma pessoa autista no âmbito do ensino superior. Segundo ele, a experiência na universidade vem sendo boa, entretanto, algumas áreas ainda precisam de adaptação.”Os desafios são grandes para o acadêmico que tem autismo e outras comorbidades, infelizmente, nós autistas não temos todas as adaptações corretas, então temos que tentar nos adaptar utilizando outros meios”.

O discente ainda enfatizou a importância de promover esse evento em prol de uma maior educação e conscientização no ambiente universitário. “Uma palestra como essa é muito importante, por exemplo, falar sobre o autismo ou qualquer outro assunto que envolva PCD. Fico feliz por isso. A luta é grande, mas vamos sair vencedores”, finalizou.

A Professora do curso de psicologia, da UESPI, Evelyne Carvalho, ressalta que cada aluno autista tem sua individualidade e que o trabalho de acolhimento a pessoas autistas no meio acadêmico é discutido entre os docentes para que possam sempre serem respeitadas as condições do aluno.

“Os professores do campus procuram, a partir do acolhimento deste aluno, discutir em colegiado quais as medidas pedagógicas adequadas para cada caso, pois cada indivíduo é único e apresenta necessidades educativas específicas dependendo no nível do autismo”, pontuou a docente.