Carnaúba Valley tem reconhecimento do Sebrae e é destaque nacional

Projeto de fomento a criação de startups desenvolvido na UESPI de Parnaíba: É a universidade de olho na realidade de mercado, ultrapassando os limites dos espaços de pesquisa

Por Anny Santos

Ao longo dos últimos anos, um fenômeno tem ganhado destaque no mundo dos negócios. São startups, empresas emergentes, muitas vezes formadas por jovens empreendedores com visão inovadora, que têm conquistado espaço e transformado o cenário do empreendedorismo global.

No Piauí, as startups chegam com força através de projetos de fomento à cultura empreendedora como o Carnaúba Valley, desenvolvido pelo professor Dr. Rodrigo Baluz, do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba. O projeto tem reconhecimento nacional, sendo o vencedor da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, em 2021, e um dos finalistas da etapa nacional.

O projeto de cultura empreendedora é desenvolvido junto a estudantes da área de tecnologia. O objetivo é fomentar a educação empreendedora a partir da conexão de atores do ecossistema de inovação local com o cenário nacional e a promoção de ações de fomento ao nascimento de novos negócios.

“É importante proporcionar aos estudantes a oportunidade de adquirir habilidades e competências que são externas a sua formação técnica. Quando trabalhamos a educação empreendedora proporcionamos a esses jovens o desenvolvimento dessas habilidades. É muito importante que a Universidade Estadual esteja conectada a isso”, destaca o professor Dr. Rodrigo Baluz.

Ser destaque nacional é um estímulo a mais. “Ter representado nosso Estado entre os finalistas nacionais mostra que o Piauí está avançando, caminhando para a implementação de uma nova economia, baseada em inovação e tecnologia. Essa iniciativa, que teve origem na UESPI de Parnaíba, se expande por toda a região norte”, complementa Baluz.

Universidade e instituições como o Sebrae são fundamentais na promoção da economia empreendedora

Em nosso estado, a UESPI, através de projetos como o Carnaúba Valley, tem capacitado universitários para além da pesquisa e a extensão, com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora para que os estudantes possam atuar de forma dinâmica e criativa no mercado. Instituições parceiras como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de premiar iniciativas que fomentem a criação e o desenvolvimento de novas startups também são importantes nesse processo.

Na última sexta-feira (16), o Sebrae Piauí realizou o seu encontro de Startups, no qual foi apresentado um mapeamento feito entre os meses de agosto de 2021 e julho de 2022. O levantamento, em parceria com o Instituto CUIA e o Piauí Original Hub, mostrou que o número de startups em operação no Piauí cresceu 37%. Ao todo, foram mapeadas 256 startups piauienses. O levantamento também apresentou os principais segmentos de atuação dessas startups, o número de colaboradores e informações referentes ao faturamento médio de cada uma.

Delano Rocha, diretor técnico do Sebrae no Piauí, destaca: “A ideia é apresentar ao público a contribuição que essas startups estão oferecendo no processo de transição da economia tradicional para a Nova Economia. Por meio do Book Digital, as pessoas poderão conhecer quais são as principais startups em atuação no Piauí e quais soluções esses empreendimentos inovadores podem oferecer”, explica.

Segundo o levantamento,  41% desses negócios são provenientes de pesquisas científicas, o que demonstra um amadurecimento da relação entre mercado empreendedor e instituições de ensino superior como a Universidade Estadual do Piauí, através de projetos como o Carnaúba Valley. Mostrando que a universidade pública tem lugar fundamental na ampliação e no  alcance da educação empreendedora.

“Trabalhar educação empreendedora não é formar empresários. É permitir desenvolver as habilidades e competências necessárias para o novo mercado de trabalho. Todos os indivíduos são capazes de alcançar, basta estimular. E o empreendedorismo é uma forma de proporcionar novos futuros a estes jovens. Podemos transformar o cenário de desenvolvimento de uma região e impactar diretamente na sociedade”, retoma o encabeçador do projeto, Baluz.

O gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes, aponta que o levantamento de dados concretos sobre as  startups no estado é fundamental para  potencializar a competitividade dessas iniciativas, seja na esfera pública ou privada.  “Essas iniciativas envolvem a gestão da política de inovação, transferência de tecnologias, desenvolvimento de competências, recursos humanos especializados, caracterização de infraestruturas e de serviços, difusão de boas práticas, tecnologias sociais, estudos e pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação do Piauí”, ressalta.