Campus Picos irá Promover palestra com o tema: Segurança Pública e Direitos Humanos

Por Leonardo Dias

Acontece dia 14 de maio às 8:30h no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus professor Barros Araújo, na cidade de Picos a palestra “Segurança Pública e Direitos Humanos”. O evento terá a participação do Agente da Polícia Federal, lotado na Delegacia de Repressão a crimes contra o patrimônio, na Superintendência da Polícia Federal em Teresina, Nicodemos Coutinho de Meneses.

A coordenadora do evento Tamires Eidelwein, conta que a palestra tem como objetivo maior a reflexão sobre o tema da Segurança Pública a partir da perspectiva dos Direitos Humanos.

“O encontro está sendo desenvolvido na disciplina de Direitos Humanos do curso de Direito da UESPI Picos, e conta com a participação da comunidade acadêmica da instituição, bem como a parceria da OAB e de um grupo da universidade federal aqui de Picos, com o intuito maior de concentrar informações a cerca dos direitos e o cumprimento de deveres das pessoas para o conjunto de valores, de princípios que rege a sociedade”, relata.

Nicodemos Coutinho de Meneses ingressou na Polícia Federal em 2001, tendo sido lotado inicialmente na Delegacia de Polícia Federal em Araguaína/TO; Posteriormente, foi lotado na Divisão de Combate a Crimes Contra o Patrimônio, dentro da Diretoria de Combate ao Crime Organizado, da Polícia Federal, em Brasília. Participou das investigações de combate a organizações criminosas especializadas em crimes contra o patrimônio e tráfico.

O palestrante também é professor/instrutor de Técnicas de Investigação Criminal em cursos promovidos pela Polícia Federal, bem como tem participado de eventos organizados por outros órgãos ligados à segurança pública; Graduado em Letras pela Universidade de Brasília; Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí; Especializado em Direito Público e em Direito Privado pela Escola da Magistratura do Piauí; Especializado em Ciências Criminais pela Escola Superior da Advocacia da OAB/Piauí; Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí, tendo como objeto de pesquisa o fenômeno das facções criminosas na cidade de Teresina.

O evento é coordenado pela Professora Mestre Tamires Eidelwein da Universidade Estadual do Piauí (UESP), com o apoio da OAB Subseção de Picos-PI, do Projeto Direitos Humanos em Pauta da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Projeto Esperança Garcia (UESPI).

Participação

A palestra será de forma presencial no Auditório da UESPI Picos. Para Participar basta levar 1kg de ração.