Campus Picos: Estudantes de Jornalismo são premiados em concursos de Fotografia e Reportagem Ambiental

Por Leonardo Dias

Os alunos Vinícius da Silva Coutinho e Myvrian Hazy Braga de Araújo do curso de Bacharelado em Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros Araújo na cidade de Picos foram premiados na Semana do Meio Ambiente promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município.

Alunos de Jornalismo com premiação

A semana de Meio Ambiente foi uma ação promovida pela Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) com o objetivo de incentivar a comunidade na prevenção dos recursos naturais para que todas as formas de vidas do planeta não se acabem. O evento contou com a colaboração e parceria da OAB de Picos e o SEBRAE.

O evento teve início no último domingo dia 26 de junho, com a execução do 6º Passeio Ciclístico e se encerrou nesta segunda-feira dia 27 de junho, com a realização de Seminários de Educação Ambiental, oficinas e premiações do concurso de reportagens e fotografias, que por sua fez tiveram dois ganhadores da UESPI Picos.

Premiação Fotográfica

O aluno Vinícius da Silva Coutinho ganhou o 1º lugar no concurso de fotografia, com o tema da fotografia “Capadócia nordestina: das formações rochosas à vida”. O discente é membro da Liga Joemi do campus professor Barros Araújo e cursa o 8º período de Jornalismo. O concurso de fotografia já está na sua quinta edição e teve na sua proposta o tema “Paisagens naturais do semiárido piauiense”.

Foto Ganhadora

Foto ganhadora

O concurso de fotografia foi direcionado a todos os interessados em participar com o envio de fotografias com a temática proposta. A fotografia ganhadora foi tirada dentro da região semiárida do Piauí, com elementos naturais.

Para o aluno Vinícius da Silva Coutinho, vencer essa quinta edição do curso foi uma experiência significativa e somatória não só para o seu próprio currículo como também para ajudar a desenvolver projetos voltados para o meio ambiente dentro do município de Picos e em toda a região.

“É mais um premio que se soma com meu curriculum, ainda como estudante como fase final do curso, não só um premio vem carregado de significado às próprias fotografias são voltados para questão ambiental, para discutir a sensibilização na educação ambiental das pessoas, esse premio é uma ação conjunta entre todas as atividades que foram propostas na semana de meio ambiente para de fato sensibilizar a população”, explica.

Premiação Reportagem

A aluna Myvrian Hazy Braga de Araújo ganhadora do 2º lugar no concurso de Reportagem, com o tema “A diminuição do uso de papel na comunidade acadêmica”. A discente é membro da Liga Joemi do campus professor Barros Araújo e cursa o 8º período de Jornalismo. O concurso de Reportagem já está na sua quarta edição e teve na sua proposta o tema “Consciência ambiental: importância das ações da sociedade para a prevenção ambiental”.

Reportagem ganhadora

2ª parte da reportagem ganhadora

O concurso de Reportagem foi direcionado a todos os interessados em participar com envio de material jornalístico, desde que atendessem as exigências do edital, cada participante poderia participar com duas reportagens levando em consideração o tema proposto pela comissão.

Para a aluna Myvrian Hazy Braga de Araújo estar no último bloco em meio a tantas atividades de estágio, tcc e disciplinas que esta cursado, além do seu trabalho foi um reconhecimento que deu forças pra continuar e concluir o curso, apesar de toda exaustão.

“O meu tema foi sobre a diminuição do uso de papel na comunidade acadêmica. Já que, durante a pandemia tivemos aulas remotas e era a única alternativa q tínhamos. Para a natureza, a diminuição do papel impresso é um ponto positivo. É um ponto positivo além da reutilização e da reciclagem que já é o mais comum”, disse.