Campus de Piripiri: Inscrições abertas para o evento UESPI-Ciência de Braços e abraços com a educação básica

Por Vitor Gaspar

O Polo 66 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, sediado no campus Prof. Antônio Giovani Alves de Sousa, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em Piripiri, está com inscrições abertas para o projeto: “UESPI-Ciência de Braços e abraços com a educação básica”.

A ação vai promover, no dia 22/09, uma interação da universidade com a escola CETI Pedro Coelho de Resende, no município de Boa Hora, por meio da promoção de eventos de divulgação científica. O prazo para a inscrição e submissão de trabalhos se estende até o dia 15/09, através do preenchimento de FORMULÁRIO ONLINE.

A organização planeja realizar uma agenda semestral de visitas às escolas e proporcionar um ambiente dialógico de compartilhamento da produção acadêmica-científica da UESPI com a comunidade escolar da região circunvizinha ao campus, com projetos que envolvam Ciência, Tecnologia, e Produção; Comunicação, Cultura e Arte; Direitos Humanos, Justiça e Trabalho; Educação; Meio Ambiente e Saúde.

De acordo com o coordenador do Mestrado na UESPI, Prof. Dr. Agmael Silva, com esse movimento, a comunidade tomará ciência dos cursos ofertados pela UESPI e instituições colaboradoras, de forma buscar melhorar o número de matrículas e permanência de alunos nos cursos de graduação e, ao mesmo tempo,  envolver a comunidade do Ensino Básico com os projetos de ensino, pesquisa e extensão.

“Temos na escola um público diverso. Discentes que estão em fase de decidir sua linha de formação. Professores já especializados em áreas de um determinado conhecimento. Assim, abrir o leque de trabalhos busca contemplar a participação integral da escola no evento, além de estimular os pesquisadores a sentirem-se abraçados pela proposta e participarem do projeto”, afirma.

Destinado a professores, alunos e para a comunidade, as apresentações vão acontecer em formato de palestras, oficinas e minicursos. Para submeter um projeto, o interessado deve preencher o formulário adicionando o título do trabalho, um resumo que deve conter entre 100 e 500 palavras, informar três palavras-chave separadas por vírgula e adicionar os autores, com seus nomes e e-mails.

Além disso, a ação vai realizar uma visita aos engenhos de rapadura e cachaça da cidade, pois a cultura da cana-de-açúcar no Município de Boa Hora, é uma das principais matérias primas da economia local. Esta visita vai levar os pesquisadores a contemplar o potencial campo de pesquisa que a região representa, e a ampliação do olhar para uma melhor assistência ao valor patrimonial e apoio científico-tecnológico a esta comunidade.