UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Campus de Picos: Projeto de Extensão conscientiza comunidade sobre o Janeiro Branco

Por Vitor Gaspar

Em alusão a Campanha Nacional de conscientização a saúde mental intitulada de “Janeiro Branco”, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Barros Araújo em Picos, desenvolvem um projeto de extensão direcionado à comunidade interna e externa da instituição.

Equipe reunida no campus durante a ação

O projeto está sendo executado pelos estudantes do 2º e do 7º bloco do curso, teve início na última sexta-feira (13) e se estende até o dia 03 de fevereiro com atividades sendo realizadas no campus e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Na UESPI, foi realizado o dia “D da Campanha Janeiro Branco” (13/01/2023), através de dinâmicas, rodas de conversa, apresentação de cartazes sobre a importância do cuidado com a saúde mental e entrega de panfletos sobre autocuidado.

Momento em que os visitantes tiveram a oportunidade de conversar com os estudantes

Para Rayla Sousa, aluna do 7º período, a temática é bastante relevante. Ela destaca outras campanha que os discentes já realizaram atividades, como o Outubro Rosa e Novembro Azul. “Mostramos o tema a nossa coordenadora e construímos o Projeto de Extensão. O projeto dialogou muito com a nossa disciplina de Saúde Mental e Psiquiatria e aqui estamos ouvindo os alunos, as queixas e estamos conseguindo indicar para eles o serviço de apoio psicológico da própria universidade. Os alunos podem buscar e se cadastrar para conseguir esse acompanhamento até mesmo indicando o serviço para a própria cidade”, finaliza.

Cartazes de divulgação do evento

As atividades foram realizadas em um local central do Campus, dando acesso aos discentes e todos os profissionais: docentes, técnicos administrativos e servidores no turno manhã e tarde. No CAPS, as ações serão realizadas durante 3 semanas e voltadas para um público-alvo com maior vulnerabilidade mental.

Segundo Gabriela Ferreira, estudante do 2º bloco, essa experiência foi muito importante visando sua formação acadêmica Para ela esse projeto ajuda os discentes a adquirir experiência.
“Dentro da Universidade, percebemos a importância de um evento como esse, que trata sobre saúde mental, por conta de percebemos que existem pessoas que sofrem com transtornos, mas que, as vezes, não se importam ou acabam deixando de lado. Aqui nós fazemos esse trabalho de mostrar o que é ansiedade, depressão e da importância desse tratamento”, encerra.

Cartolina com explicação de questões voltadas a temática apresentada

Além das ações do dia D, o Projeto  também será ira construir um material didático e organizar uma oficina cultural com os pacientes desse setor. A disseminação dos resultados está sendo realizada por meio de trabalhos que contemplem as interfaces discutidas no Janeiro Branco.

Projeto de Extensão JANEIRO BRANCO: CONSCIENTIZAÇÃO E CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL

Coordenadoras: Professoras Dra. Gerdane Celene Nunes Carvalho e Me. Maria da Conceição Portela Leal

Organizadoras e Colaboradoras: Professoras Me. Roseane Luz Moura, Dra. Mariluska Macedo Lobo de Deus Oliveira, Dra. Laise Maria Formiga Moura Barroso e Dra. Juliana Barbosa Dias Maia.