Campus de Parnaíba: evento de tecnologia reúne profissionais ligados a tecnologia

Por Clara Monte

“Parnaíba vem se mostrando como um segundo ecossistema em potencial no Estado quando o assunto é tecnologia e inovação. Ter um evento realizado pela própria comunidade estudantil e profissional e que traz consigo a chancela da marca Google só confirma este momento de desenvolvimento local”, finaliza o professor Rodrigo Baluz,  do curso de Ciência da computação, campus de Parnaíba, sobre evento Google I/O Extended, que aconteceu último sábado (22).

A ação foi uma conferência anual do Google realizada em parceria com o Grupo de Desenvolvimento do Google (GDG), sendo organizado por alunos e ex-alunos do curso de Ciência da Computação da instituição.

Evento Google I/O Extended

A oportunidade contou com a realização de palestras de ministrantes convidados sobre temas como Desenvolvimento Mobile, Cloud, Firebase2 e Carreira em Tecnologia. Apoiado pelo Google Brasil, o evento teve como objetivo capacitar e apoiar a comunidade de desenvolvedores de software na cidade de Parnaíba e região com as últimas atualizações das tecnologias Google.

Evento Google I/O Extended

O professor Rodrigo Baluz enfatizou que o evento teve como propósito aprofundar as discussões sobre as mais recentes tecnologias, ferramentas e ambientes disponibilizadas pelo Google para o desenvolvimento de aplicações tecnológicas. Ele destaca que essa iniciativa representa uma oportunidade ímpar de capacitação para os atuais e ex-alunos, preparando-os para enfrentar as demandas desafiadoras desse mercado de trabalho em constante evolução.

Comunidade acadêmica presente na conferência

Evento Google I/O Extended

Vanessa Camargo, Gerente de Comunidades no Google, foi uma das palestrantes via online da conferência. O tema da palestra foi  “O que não te contam sobre transição de carreira” e teve como objetivo deixar insights e dicas para aqueles que estão buscando uma transição ou até mesmo decidindo qual área seguir dentro da tecnologia.

“A partir da minha experiência durante a transição que fiz, contei um pouco dos aprendizados que tive no percurso e o que teria feito diferente. Foi uma experiência incrível poder contribuir com um evento tão importante para a comunidade de tecnologia da região, criado e organizado pelo GDG Parnaíba, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância”.

Evento Google I/O Extended

O aluno organizador do evento, Ian Oliveira, fala que organizar essa ação em sua universidade foi uma experiência incrível. Além disso, destaca que o sucesso alcançado na primeira edição o motiva fortemente a continuar promovendo eventos semelhantes em Parnaíba. Porém, Ian ressalta que essa realização só se tornou possível graças ao trabalho árduo de sua equipe, tornando tudo possível e também aos valiosos patrocinadores e apoiadores que contribuíram significativamente para o sucesso do evento.

Equipe organizadora do evento

“Tivemos diversas atividades e palestras interessantes, além de brindes fornecidos pela própria Google para sorteio entre os participantes. Um dos destaques foi, sem dúvida, a apresentação sobre as últimas novidades do Firebase, onde o palestrante, Iallen Gábio, mostrou um aplicativo usando a inteligência artificial. Esse foi o momento em que o público foi nas alturas com as infinitas possibilidades. Isso despertou o interesse de muitos participantes e as discussões que surgiram a partir disso foram bastante enriquecedoras, mostrando o valor do nosso evento”, destacou o organizador.

Palestrante, Iallen Gábio.