Campus de Oeiras: curso de Letras/Português promove a VI Semana de Letras

Por Anny Santos

O curso de Licenciatura em Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Possidônio Queiroz em Oeiras, promove a VI Semana de Letras, com o tema “Língua, Literatura e Cultura Popular”, entre os dias 07 e 09 de dezembro, de forma híbrida, com atividades presenciais e remotas, considerando as necessidades e possibilidades dos participantes.

O evento busca despertar o interesse dos discentes do curso de Letras para as realizações populares de língua, literatura e cultura, analisadas e discutidas a partir de prismas teórico-científicos, com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos e comunicações individuais, organizadas em diferentes Grupos de Trabalho.

A VI Semana de Letras possibilitará a construção e a divulgação de conhecimento científico. As atividades do evento reunirão docentes do Nordeste (UESPI, UFPI, UFC, UECE, UNILAB, URCA) e discentes do Piauí da UESPI, UFPI, IFPI, além de docentes da SEMEC-Oeiras e da SEDUC-PI. Congregará profissionais de diferentes espaços educacionais e proporcionará a circulação de diferentes produções de conhecimento e experiências referentes ao ensino e à pesquisa, o que, por si só, comprova a relevância do evento no âmbito do desenvolvimento da educação no Estado.

Segundo Profa. Dra. Angélica Gondim, uma das organizadoras, a formação universitária assenta-se na relação indissociável entre ensino, pesquisa e extensão. A partir desse princípio orientador, o curso iniciou, em 2011, a realização de sua Semana de Letras, visando promover a interação e a circulação do saber no âmbito da comunidade universitária, seja a partir da divulgação de experiências vividas nas salas de aula das escolas de Educação Básica ou através da execução de atividades extensionistas, seja pela divulgação de pesquisas desenvolvidas por alunos e professores, por professores da Educação Básica, assim como por professores de outras instituições.

“Na perspectiva de que possamos contribuir ainda mais, a Coordenação e o Colegiado do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português do Campus Professor Possidônio Queiroz propõe a continuação – após dois anos, em razão da pandemia de Covid-19 –, da realização da VI Semana de Letras. Para que a VI Semana de Letras alcance os objetivos propostos é crucial a participação de todas, todes e todos. Pensamos num espaço para discutir Língua, Literatura e Cultura Popular, considerando conhecimentos artísticos e teóricos e contamos com a presença de docentes e discentes do Ensino Superior e da Educação Básica, bem como artistas da comunidade piauiense para que este seja um lugar eficiente espaço de construção de diálogo, de ponte entre a universidade e a comunidade em geral. Então, não deixe de participar”, finaliza.

Inscrição

A inscrição deve ser realizada pelo site do evento. Cada participante poderá inscrever-se em um minicurso e uma oficina.

Submissão de trabalhos

A submissão de propostas de comunicação individual também deve acontecer pelo site do evento ou pelo formulário online. Cada comunicação individual pode ter, no máximo, três autores e deve estar relacionada a um dos seguintes eixos temáticos:

Manifestações de cultura popular

Linguagem como prática social

Interseção entre literatura e outras artes

Ensino de Língua Portuguesa ou Literatura em diferentes contextos

Língua e cultura

Letramento e diversidade: a língua como resistência

Manifestações linguísticas, literárias e culturais no meio digital

Literatura infantil e juvenil e saberes populares

Confira a Programação