Campus de Floriano organiza o 1° Seminário de Sociologia Jurídica

Por Giovana Andrade

O campus Josefina Demes, em Floriano, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), organiza o 1° Seminário de Sociologia Jurídica em parceria com Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX. O evento acontece nos dias 26 de outubro a 14 de dezembro, no auditório da Uespi no campus. As inscrições devem ser realizadas no período de 04 a 21 de outubro, através do formulário.

O evento objetiva aprofundar discussões de temas contemporâneos da sociologia jurídica, permitindo o desenvolvimento de competências que capacitarão os cursistas para articular o conhecimento teórico com a resolução de problemas, aperfeiçoar a comunicação com precisão, aceitar a diversidade e o pluralismo cultural, desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos e relações étnico-raciais e desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo. O público-alvo do Seminário compreende estudantes e servidores técnicos administrativos da Uespi, além de integrantes da comunidade externa que tenham interesse na temática.

O curso adotará como metodologias: mesas quinzenais com participação de até três palestrantes e um mediador, e espaço para diálogo entre palestrantes e ouvintes. O professor e coordenador do curso de Direito, Iago Masciel Vanderlei, destaca que o seminário surgiu da necessidade de aprofundar e difundir as discussões iniciadas na disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do Curso de Direito, ministrada no semestre 2021.2.

“A atividades buscajm estimular os estudantes da disciplina de Sociologia Jurídica (2021.2) a continuarem suas reflexões desenvolvidas durante a disciplina, com o diálogo direto com autores(as) dos textos trabalhados no componente curricular, compartilhar as reflexões das disciplinas de Sociologia Jurídica (2021.2) com a comunidade interna e externa da UESPI, além de fomentar a compreensão da sociologia como ferramenta hermenêutica crítica da sociedade”.

Os participantes ganharão certificado  de 14h de carga horária podendo ser utilizado como Atividade extra curricular.

Confira a programação:

Mesa 1 | Socioambientalismo

26 de outubro de 2022

Moderador: Raylson Barreto da Cunha (Discente UESPI)

Palestrantes: Natasha Karenina de Sousa Rego (UESPI) – confirmada
Natanael Alencar Santos (PPGS/UFSCar) – confirmado

Mesa 2 | Direitos Indígenas

09 de novembro de 2022

Moderadora: Laysa Beatriz Lobo (Discente UESPI)

Palestrantes: Samara Pataxó (APIB; PPGD/UnB) – confirmada
Felipe Milanez (UFBA) – confirmado

Mesa 3 | Direito e Relações Raciais