Campus de Corrente: confira tudo que rolou na Semana da Criança realizada pelo curso de Pedagogia

Por Géssica Feitosa

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti (Corrente), através do curso de Pedagogia realizou a Semana da Criança. O evento teve início no dia 07 até o dia 10 de novembro e contou com várias atividades interativas direcionadas para a educação infantil.

O evento faz parte do Projeto de Extensão: Semana da criança: O mundo encantado da aprendizagem, que é uma formação continuada para professores da Educação Infantil em diálogo com estudantes do Curso de Pedagogia, com o objetivo de desenvolver estratégias de ensino que envolvam jogos, danças, brincadeiras de roda e dramatização, utilizadas no processo de alfabetização.

De acordo com a coordenadora do curso de pedagogia, Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura, há a necessidade da compreensão da importância do lúdico como recurso pedagógico na educação infantil, tema abordado na abertura.

“É uma ação extensionista que visa colaborar com a formação continuada na escola de educação infantil. Ao mesmo tempo em que promove diálogo da básica com a universidade infantil que aprenderam nas disciplinas que trata de infância e o lúdico, os estudantes estão interagindo com as crianças, desenvolvendo atividades pedagógicas”, explica ela.

A proposta visa compreender a nossa ação a partir da reflexão do que nós trabalhamos. “Então, primeiro o estudante da pedagogia esteve com os alunos da educação infantil, aplicou o que conheceu na sala de aula e na universidade, tem um momento de reflexão sobre isso, por quê? Porque eles vão acompanhar a aprendizagem dos estudantes através de um instrumental que foi elaborado exatamente pra isso”, acrescentou a professora.

A aluna Joyce Melo, do oitavo período do curso de Pedagogia, relata que o evento proporcionou aos participantes entenderem as diversidades existentes dentro da sala de aula.

“Eu acredito que principalmente para os blocos que estão iniciando é importante essa integração. Desde cedo eles já estão podendo ter contato com a prática, e esse tipo de projeto impulsiona os acadêmico, a buscarem formas de se tornar profissionais cada vez mais qualificados com a educação. Eu quero aqui deixar o meu agradecimento e a minha gratidão os professores que nos ajudaram e nos apoiaram a desenvolver a realizar esse projeto que foi tão lindo e tão maravilhoso”, destaca Joyce.

A discente Mariza Ribeira, também do curso de Pedagogia 4° período, enfatiza que esse projeto extensionista visa colaborar o diálogo da academia, e da escola o campo infantil. “Nós queríamos refletir o desenvolvimento de estratégias pedagógicas no campo. Como é que estavam sendo feitas e como era a educação infantil na prática, por isso nesse projeto abrangemos algumas brincadeiras, dança, música, teatro, jogos educativo”, conclui ela.

Confira registros do evento: