Campus de Bom Jesus realiza I Seminário Extensionista do curso de Pedagogia

Por Leonardo Dias

Aconteceu ontem, (28) de julhoa abertura do I Seminário Extensionista do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, campus Dom José Vazqués Diaz, na cidade de Bom Jesus do Piauí, com o tema “Tecendo saberes e práticas extensivas”.

A Cerimônia de Abertura contou com a Pró-Reitora de extensão, Professora Eliene Pierote, o diretor do campus Professor Gasparino Batista de Sousa, os coordenadores do projeto, Professora Dryelle Silva e Professor Valdeney Lima da Costa e o coordenador do curso de pedagogia Professor Marcos Hellan.

O primeiro dia de seminário teve como atividade cultural uma contação de história, titulado maleta de histórias e apresentação do projeto, com as acadêmicas do curso Cleidiana, Claudiana e o professor Valdeney Lima. O bate-papo foi por conta da Professora Maria Mercês Piaulino da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus (SEME) e a Professora Mestre Thaís Amélia do Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ/UFPI) que trabalharam a temática: Contação de Histórias na Educação Infantil.

O coordenador do evento ressalta que é importante trabalhar os projetos de extensão, que são vinculados ao curso de Pedagogia.

“Acreditamos que a explanação dos projetos: Contação de histórias na perspectiva do letramento em ambientes educativos e projeto tecendo fios do brincar, na perspectiva das relações étnicos raciais, irá fortalecer as atividades no PIBEU, pois é a primeira vez em toda história do campus que esta oferecendo esses projetos de extensão, beneficiando professores das redes públicas municipais, estaduais e particulares de Bom Jesus e todas as cidades próximas”, explica.

“Conseguimos alcançar os objetivos inicial e envolver a comunidade juntamente com os acadêmicos do curso de Pedagogia, contemplando a maior parte de pessoas possíveis para conhecer os nossos projetos”, disse a Professora Dryelle Silva, que também organiza o Seminário.

Programação

O I Seminário Extensionista do Curso de Pedagogia da UESPI, conta com três dias de atividades, dentre elas minicursos, palestras e mesas redondas.

Confira a programação completa:

Dia 29/07 (quinta – feira)

18:30- Boas-vindas / atividade Cultural: – Recitação de poema/ poema autoral de Marina Ribeiro Rodrigues- aluna da rede municipal de ensino de Bom Jesus.

18:40 – Bate papo temático: Literatura de Cordel: recursos pedagógicos para as crianças- Profa. Dra. Célia Camelo – UFPI -Floriano

19h40 / 21h10 – Vivências de oficinas (atividades simultâneas em salas distintas)

Oficina 1: Leitura e escrita na formação de professores alfabetizadores

Mediadora: Germana Mirla Veras Santana-SME-Fortaleza

Oficina 2: A abordagem do Letramento com crianças

Mediadora: Valtércia Marques- Pedagogia/UESPI – Corrente

Oficina 3: Atividades de Leitura e escrita na Educação Infantil

Mediador: Prof. Edinaldo Ribeiro (SEDUC-PI)

21h10 – Encerramento: considerações dos professores Valdeney e Dryelle

Dia 04/08 (quarta – feira)

18:30 Boas-vindas / Apresentação do Projeto: “ Tecendo fios do brincar na perspectiva das relações étnico –raciais.

Ana Karolina/ Raimunda e Marijara (Acadêmicas Pedagogia/UESPI).

Atividade Cultural: apresentação de um vídeo

(Título: Representatividade negra na infância) – Mediadora: Rebeca Nogueira/UESPI

19:00- Palestra: Movimento Negro e as lutas antirracistas no Brasil- Prof. Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva. – UFMA

20:00- Oficinas

Oficina 1: Contação de Histórias Afro-brasileiras. (Releituras de contos)-Profa. Dryelle Patrícia/UESPI

Oficina 2: Recursos didáticos para dialogar com a temática étnico- racial.

Prof. – Jeferson Gomes de Sousa- Escola Potencial/Floriano/PI

21:00 – Encerramento: considerações dos professores Dryelle e Valdeney

Dia 05/08 (quinta – feira)

18:30 -Boas-vindas

18:40- Atividade Cultural: Perfomace teatral- Artista Zion Ops/Amapá

19:00-Palestra: Políticas Públicas e Relações étnico-raciais-Prof. Me. Rosenverck Estrela Santos – UFMA

20:00 – Minicurso e oficina:

Minicurso 1: O racismo na Educação Infantil- Prof. Ms. Alisson Emanuel/ UFPI

Minicurso 2: Legislação para as relações étnico- raciais (Lei nº. 11.645/ 2008)- Prof. Raimundo Medeiros Neto/ UFAL

21:00 – Encerramento: considerações dos professores Dryelle e Valdeney

Participação

As participações serão preferenciais para professores da educação básica da cidade de Bom Jesus, microrregiões próximas e participantes do PIBEU, as pessoas que se escreveram receberam o link através do e-mail que disponibilizaram no formulário de inscrição. O evento será transmitido através Googlemeet.