Calouros de Direito da UESPI de Picos são acolhidos com semana de integração e imersão acadêmica

Por Davi Petrola

Entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro de 2024, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Picos, realizou a semana de recepção dos calouros do curso de Direito como parte do projeto de extensão “Fazer Direito na UESPI”, coordenado pelo professor Dr. Alekssandro Souza Libério.
O evento teve como objetivo integrar os novos alunos ao ambiente acadêmico, apresentando as possibilidades e os desafios da carreira jurídica.

A programação teve início no dia 28 de agosto, com a recepção dos calouros pelo coordenador do curso, professor Dr. Hamurabi Siqueira, que conduziu uma apresentação sobre o curso de Direito. O Prof. Dr. Hamurabi abordou questões fundamentais do regimento interno da UESPI, além de informações burocráticas essenciais para os novos discentes. Em seguida, a professora Dr. Amélia Coelho Rodrigues apresentou os projetos de pesquisa, extensão e grupos de estudo disponíveis, incentivando os calouros a se engajarem nessas atividades.

Ainda no primeiro dia, os membros da Liga Acadêmica de Direito expuseram as atividades da organização e convidaram os calouros a participarem do grupo. A estudante do 3º período, Ana Letícia Macedo, destacou a relevância dessa recepção.

“Essa recepção é um projeto idealizado pelos professores Alekssandro Libério e a professora Amélia Coelho com o intuito de sanar a falta de acolhimento que muitos alunos enfrentam ao ingressar na universidade. O ambiente acadêmico é completamente diferente do ensino médio e essa transição pode ser difícil. Eu senti falta de um acolhimento assim na minha recepção e acredito que esse projeto é essencial para que os calouros se sintam mais integrados.”

O professor Dr. Alekssandro Libério, coordenador do projeto de extensão, encerrou o dia com uma exposição sobre a história do campus e os movimentos estudantis, ressaltando a importância da participação ativa dos alunos para a construção de um ambiente acadêmico dinâmico.

Após as apresentações formais, os calouros participaram de um trote organizado pelos veteranos dos 3º e 10º períodos, que utilizaram brincadeiras para promover a integração entre os novos estudantes e os mais antigos.

Roda de Conversa com Profissionais do Direito

A programação continuou no dia 2 de setembro com uma roda de conversa que reuniu profissionais de destaque na área jurídica. Entre os participantes estavam a Delegada Regional Dra. Maria Francineide da Silva Fontes, a Defensora Pública Dra. Julieta Sampaio Neves Aires, o Assessor Judicial do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) Dr. João Pedro Pacheco Chaves e a Promotora de Justiça Dra. Romana Leite Vieira, além da advogada Yana de Moura Gonçalves.

Durante o encontro, os profissionais compartilharam suas trajetórias, desde o período de formação acadêmica até suas experiências nas respectivas funções. O estagiário do TJPI, Leonardo dos Reis Borges, também relatou sua jornada acadêmica e profissional, oferecendo uma perspectiva prática sobre as oportunidades de carreira no campo jurídico.

Projeto de Extensão

O evento fez parte do projeto de extensão “Fazer Direito na UESPI”, que, de acordo com o professor Alekssandro Libério, visa promover uma integração mais profunda dos calouros com o corpo docente, os servidores e os veteranos. “Planejamos atividades que envolvem tanto os funcionários quanto os estudantes, para criar um ambiente acolhedor e motivador para os calouros”, explicou.

Uma das atividades previstas, um jogo de integração entre os cursos de Direito e Educação Física, foi adiada devido a questões logísticas. A expectativa é que essa atividade ocorra em uma data futura, reforçando os laços entre os alunos.

Selos de qualidade “OAB Recomenda”

Além de promover a integração, essa iniciativa reforça o compromisso do curso de Direito da UESPI com a excelência. Recentemente, a UESPI recebeu seis selos de qualidade “OAB Recomenda”, reconhecendo o desempenho de seus cursos de Direito, incluindo o campus Prof. Barros Araújo, em Picos. Esse reconhecimento reflete o esforço da instituição em manter um padrão elevado na formação jurídica, reforçando a relevância de projetos como o “Fazer Direito na UESPI” para o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

A semana de recepção foi encerrada com um coquetel oferecido pelos professores, marcando o fechamento do evento e o início de uma nova fase para os calouros do curso de Direito da UESPI.