Biologia Parnaíba: aula de campo em Tianguá promove conhecimento prático e integração entre alunos do curso

Por Anny Santos

Estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba, tiveram a oportunidade de participar de uma aula de campo em Tianguá, no Ceará. A iniciativa se originou na Disciplina de Biologia das Criptógamas. A atividade ocorreu no último final de semana, entre os dias 08 e 09 de julho, e teve como objetivo a coleta, o reconhecimento e a identificação de espécies de plantas em seu habitat natural.

A aula de campo foi coordenada pela Professora Dra. Maria da Conceição Sampaio Alves Teixeira, juntamente com a colaboração do Monitor da Disciplina de Biologia das Criptógamas, Gabriel Bahia, e do aluno do 4° bloco e Presidente do Centro Acadêmico de Biologia, Luís Felipe Matos. Discentes do 4°, 6° e 8° bloco participaram da atividade. A integração entre diferentes blocos permitiu um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecimento dos laços acadêmicos.

De acordo com a professora Dra. Maria da Conceição, a aula também contribuiu para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes. A identificação das espécies de plantas durante a atividade permitiu o aprofundamento do conhecimento nessa área específica, fortalecendo a base de conhecimento dos participantes. “Foi um experiência muito boa. Pudemos perceber a a interação entre os discentes e como, de fato, a prática possibilitou um maior aprendizado. Estar em um local próximo a natureza possibilitou relembrar conteúdos já estudados”.

A equipe de estudantes visitou, inicialmente, a cidade de Tianguá, mais especificamente o Sítio do Bosco, conhecido por oferecer um ambiente úmido e propício para a reprodução das espécies de plantas estudadas. Durante a visita, foram observadas diversas espécies, incluindo briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. A rica diversidade de flora presente na região proporcionou uma experiência enriquecedora para os participantes.

Para o aluno do 4° bloco, Luís Felipe Matos, a realização de aulas de campo proporcionam aos alunos uma ampla gama de possibilidades de aprendizado, mostrando como os conceitos teóricos se aplicam na prática. Além disso, incentivam o desenvolvimento do pensamento crítico-científico e promovem a integração entre os colegas de turma e isso pode ser conferido. “As aulas de campo, dentro do curso de biologia, podem influenciar bastante para o desenvolvimento profissional e científico dos alunos, já que, dependendo da disciplina, nós alunos reconhecemos, identificamos e algumas vezes realizamos coletas para melhor estudar as diferentes espécies de plantas, animais e ambientes. Por isso, servem para uma melhor absorção do conteúdo e sanar dúvidas, além de possibilitar uma maior conexão dos discentes com os docentes, também dá um gás e gera mais interesse para a permanência dos alunos dentro do curso”.