UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Avanços para o Ensino e Pesquisa: inauguração do Novo Laboratório de Informática no CCHL da UESPI

Por Clara Monte 

Na manhã desta quarta/feira (11), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) inaugurou o novo Laboratório de Informática do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), no Campus Poeta Torquato Neto em Teresina.

O espaço será utilizado para apoiar atividades de ensino, pesquisa e cursos de extensão do centro, que, atualmente, conta com aproximadamente 822 discentes, 73 docentes efetivos e 18 substitutos. Os recursos foram adquiridos por meio de emendas de bancada em parceria com o tesouro estadual.

Momento do descerramento de placa do laboratório

O novo laboratório foi projetado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura da Uespi (DENG) e tem aproximadamente 67 metros quadrados. De acordo com o Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Omar Albornoz, o espaço foi equipado com 25 novos computadores destinados a aprimorar o ambiente de ensino e aprendizagem.

 

Laboratório de Informática do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL)

“Esse momento representa mais uma conquista para a universidade como um todo. O novo espaço era algo que desejávamos há muito tempo e, finalmente, tivemos a oportunidade de concretizá-lo. A instituição está comprometida com a modernização de todos os centros e nós, da comunidade acadêmica, estamos imensamente felizes, pois esse laboratório contribuirá significativamente para o ensino e aprendizado dos nossos estudantes”.

Alunos do CCHl tendo o primeiro contato com os novos computadores

A Administração Superior da UESPI está empenhada na modernização tecnológica e já inaugurou 9 laboratórios nos campi de Bom Jesus, Floriano, Corrente, Parnaíba, Oeiras, em Teresina no Clóvis Moura e Torquato Neto, nos centros: CTU, CCN e CCSA. O Vice-Reitor, Jesus Abreu, também presente na inauguração, fez questão de parabenizar o brilhantismo dos docentes e discentes da Uespi e que, com o novo espaço, poderão realizar mais atividades de destaque.

O Vice-Reitor, Jesus Abreu, o Reitor, Evandro Alberto, o Diretor do CCHL, Omar Albornoz e o Diretor da DTIC, Maurício Rocha

“Embora seja uma conquista modesta, os avanços são constantes e nossa grandiosa comunidade acadêmica sempre demonstra brilhantismo. Agora, com maior acesso, esse esforço se destaca ainda mais. Na Administração, estamos dedicando esforços para aprimorar infraestruturas e tecnologia, pois reconhecemos o talento que nossa universidade tem”.

Comunidade acadêmica atenta aos discursos

Para o discente Cleiton Rodrigues, do terceiro período de Letras e Espanhol, o novo espaço representa inclusão acadêmica, pois muitos discentes não possuem acesso a esse tipo de equipamento em casa e, agora, poderão utilizá-lo na universidade. “Acredito que o acesso à informação online fará uma grande diferença em nosso aprendizado acadêmico. Muitos discentes não têm facilidade de acesso a esse tipo de recurso, então, essa iniciativa contribuirá para ampliar nossas fontes de informação e permitirá estudar com mais rapidez e qualidade.”

Alunos do CCHl tendo o primeiro contato com os novos computadores

Reforçando o pensamento do aluno, a docente do Curso de Letras Português, Profa. Raimunda Celestina, afirma que este novo laboratório de informática irá transformar as aulas em conteúdos mais dinâmicos e ajudará para desenvolver mais atividades de pesquisas.

Alunos do CCHl tendo o primeiro contato com os novos computadores

“Esse será um espaço no qual poderemos trazer nossos alunos para desenvolverem projetos de pesquisa e atividades mais dinâmicas. E não se limitará apenas ao horário das aulas; os alunos terão a oportunidade de utilizar esse espaço para estudar e aprimorar seus conhecimentos e pesquisas, sempre que precisarem ter acesso à internet.”

Placa do Laboratório de Informática do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL)

O Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Alberto, expressou sua gratidão pela presença de todos em mais um inauguração importante para a universidade e enfatizou os investimentos em andamento destinados à realização de obras, à construção de novas salas e à edificação da biblioteca. Ele ressaltou o comprometimento da Administração e do Governo do Estado em impulsionar transformações e avanços significativos dentro da instituição.

Reitor da UESPI, Evandro Alberto, o Vice-Reitor, Jesus Abreu, e o Diretor do CCHL, Omar Albornoz

“Estamos vivenciando um momento de intensa atividade na parte estrutural da universidade, com diversas obras em andamento simultaneamente. Aqui, no campus de Teresina, por exemplo, estamos passando por reformas em vários setores, incluindo a biblioteca, para a qual já adquirimos os livros a fim de enriquecê-la com conhecimento. Adicionalmente, há uma extensa agenda de planejamentos, como garantir um equipamento de Datashow em todas as salas de aula do campus, bem como a projeção de futuros prédios destinados a impulsionar o avanço de pesquisas e atividades acadêmicas. Nosso objetivo é continuar expandindo a estrutura da universidade, proporcionando um ambiente cada vez mais propício ao crescimento acadêmico”.

Investimentos na estrutura da UESPI 

A UESPI está atualmente em um período de consideráveis investimentos em andamento, com planos de melhoria significativa, particularmente em relação às iniciativas de modernização tecnológicaA expectativa da Administração Superior é inaugurar um total de 18 laboratórios, distribuídos em cada um dos campi e centros da universidade.

Essas iniciativas demonstram o compromisso sólido da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em elevar a qualidade da educação oferecida aos estudantes e aprimorar a infraestrutura de suas instalações. Os avanços estruturais que estão em curso são resultado dos significativos investimentos de 66 milhões oferecidos pelo Governo do Estado do Piauí em março deste ano. Esses recursos foram direcionados para a melhoria da infraestrutura física e tecnológica, bem como para a expansão dos 12 campi da instituição.

Dentre as obras em andamento, conforme informações da Engenheira Tallyta Lopes, os setores 16 e 21 da universidade encontram-se atualmente em processo de execução, com previsão de conclusão para o final de novembro. Já as obras da biblioteca foram iniciadas, com o andamento da execução das fundações. Para concluir, a engenharia acrescentou que também estão previstas reformas nos espaços físicos do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Políticas de Gênero e Direitos Humanos (Nupidh).