UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Aula magna do Mestrado em Física da UESPI aconteceu nesta manhã (14)

O campus de Piripiri da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), a Aula Magna do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – Polo 66.

O evento aconteceu no auditório do próprio campus da Uespi

A abertura aconteceu com apresentação cultural, falas de convidados destacando a importância do Mestrado na formação de docentes de física para a região.

O hino nacional foi executado de forma regional por um sanfoneiro local, Joel Sanfoneiro

O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional voltado para professores de Ensino Médio e Fundamental, com ênfase principal na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

O reitor destacou a importância da qualificação para os discentes e para a própria cidade

Diante disso, a UESPI, por meio do programa, oportuniza que a comunidade piauiense no interior do Estado obtenha uma formação em nível de mestrado na área Física, além disso, tenha conhecimento de técnicas atuais de Ensino para aplicação em sala de aula.
O reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, destacou que este é um papel relevante de uma instituição multicampi, como a Uespi, que proporciona a democratização do ensino superior em todas as regiões  do Estado. “É o início de uma parceria que ficará fincada! Estamos iniciando o Mestrado já com o intuito de oportunizar o doutorado futuramente. São profissionais que irão  contribuir e transformar a educação municipal e estadual”.

O Diretor do campus de Piripiri, Prof. Mike Melo do Vale, aponta que todos ganham com um mestrado, em especial em Física. “É uma satisfação para nós recebermos o programa aqui. Há muito tempo, deste a instituição dos cursos de Física, Química e Ciências da Computação no campus, nós estávamos tentando instituir o mestrado aqui. Então, isso vem para acrescentar tanto para os nossos alunos, como também para a comunidade de Piripiri, aumentando os níveis de educação ofertada aqui nas nossas escolas”.

O coordenador do MNPEF na UESPI, Prof. Agmael Mendonça, afirma estar animado para dar início às atividades, porque acredita que essa capacitação irá transformar positivamente a educação na cidade e na região .

Coordenado do Mestrado, Prof. Agmael, destacou a importância de programa de pós-graduação em Piripiri

O representante discente do MNPEF, Erivelton  Vieira, comenta a alegria de receber um programa de mestrado no campus da UESPI de Piripiri, pois significa a consolidação do acesso à educação ao permitir que os discentes cursem um curso de pós-graduação sem precisar se deslocar para outras localidades. Algo impensável alguns anos atrás e agora se torna possível graças a UESPI.

O aluno Erivelton faz parte da 1ª turma do Mestrado do campus de Piripiri

confira imagens da solenidade: