Aula inaugural do programa de mestrado profissional em saúde da família – PROFSAÚDE

Por Jésila Fontinele

A aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Familiar – PROFSAÚDE, vai ser realizada dia 9 de setembro, próxima segunda-feira, no auditório do Pirajá, campus Torquato Neto, às 8 horas da manhã. O programa é oferecido por uma rede nacional constituída de instituições públicas de ensino superior (IES) lideradas pela fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde.

Programa de Mestrado Profissional em Saúde da família – PROFSAÙDE

O Mestrado de Stricto sensu tem parceria entre 45 IES e o programa  visa atender à expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à atenção primária em saúde, à gestão em saúde e à educação.

O professor Vinícius Alexandre destacou a importância dos conhecimentos sobre a atenção primária. “Estamos trabalhando aqui no estado ofertando nove vagas em uma área de extrema importância. Cerca de 85% dos problemas de saúde que temos no cotidiano dos serviços podem ser resolvidos na atenção primária, ou seja, o mestrado nessa área visa desenvolver um olhar acadêmico e profissional, dos profissionais sobre esse nível de cuidado”. Ele ainda pontuou sobre as temáticas trabalhadas, como a atenção integral na saúde da família, educação na saúde, planejamento e avaliação da família, sistema de informação, atenção e gestão do cuidado, promoção da saúde, colocadas  em prática em tópicos.

O Professor Vinicius falou sobre a disciplina denominada de Tópicos especiais, ou seja,  um processo de mestrado que está pensando de forma que ele estimule em todo mundo, em todos os seus mestrandos, uma capacidade de troca, uma simbiose de conhecimento, de informação ao longo dos 18 a 24 meses de duração, além de enfatizar sobre a apresentação dos profissionais na aula inaugural que dá início a um novo ciclo vinculada a instituição com trocas de saberes, na qual a academia vai ter a oportunidade de ajudar a mudar a realidade local.

O mestrado é a quinta turma nacional e a primeira que a Universidade Estadual do Piauí faz parte,  com uma carga horária total de 975 horas, semipresencial e com a participação de profissionais que trabalham na área, na estratégia da saúde e da família, com médicos, dentistas, assistentes sociais que também fazem parte desse processo, a aula inaugural vai ser na segunda e terça, além de já ter sido disponibilizada o calendário do primeiro semestre até dezembro com as quatro disciplinas ofertadas.