Alunos e professor promovem II Seminário de Treinamento Desportivo em Floriano

Por João Fernandes

Buscando apresentar na prática os fundamentos e aplicações básicas das habilidades desportivas, a turma do 5° período do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Dr. Josefina Demes em Floriano, traz à comunidade acadêmica a segunda edição do “Seminário de Treinamento Desportivo”. O evento acontece no dia 4 de fevereiro no auditório do campus.

Nesta edição, o evento é aberto a comunidade acadêmica e traz aplicações cotidianas da disciplina  “Treinamento Físico Desportivo”. O objetivo é mostrar na prática atividades físicas que podem ser empregadas no contexto escolar. Traçando perspectivas desde a iniciação escolar até a descoberta de novos talentos da cidade.

O professor Aureliano Machado, um dos organizadores da ação, conta que o evento visa aproximar a realidade vivenciada pelos alunos em sala  de aula com aplicações práticas nas escolas. “Vamos apresentar palestras de atletas paralímpicos, a ideia é reforçar a inclusão no esporte e relacionamento dos alunos com o esporte além de aproximar nossos alunos as vivencias praticas do ambientes escolar”, destaca o professor.

Toda a programação irá acontecer presencialmente com apresentação de dança dos alunos de outras disciplinas e palestras com profissionais renomados da física do nosso estado. Serão abordadas temáticas sobre os desportos: Atletismo, Badminton, Esporte Paralímpico e Ginastica Artística.

Confira a programação completa

07:00 às 8:00 – Abertura com entrega de senhas para sorteio de brindes.

8:00 às 8:30- Apresentação de dança dos alunos dos blocos V e VI do curso de licenciatura em Educação física.

8:30 às 9:30- Palestra Badminton: Aplicação do treinamento no esporte: Um breve olhar da iniciação ao rendimento.

Prof lago Alves Costa- Bacharel em Educação Física (UNINOVAFAPI), Assistente Técnico da Confederação Brasileira de Badminton – CBBD, Preparador Físico da Seleção Brasileira Júnior.

9:30 às 10:30- Palestra Ginástica Artística: Iniciação esportiva na Ginástica Competitiva.

Prof Regina Célia Vilanova Campelo (UEMA)-Graduação em

Educação Física (UESPI). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Presidente da Federação de Ginástica do Piauí (FEGINPI).

10:30 às 11:00- Lanche

11:00 às 12:00- Palestra Atletismo: Da experiência a vivência da performance no atletismo.

Prof Sidney Ramos dos Santos – Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí. Efetivo do Instituto Federal do Piauí – Campus Floriano. Treinador e Árbitro de atletismo filiado à FAPI (Federação Piauiense de Atletismo).

12:00 às 13:00- Palestra Esporte Paraolímpico: Movimento Paralímpico da educação Paralímpica, educação ao alto rendimento.

Prof. Me. Mauro Fernando Lima da Silva- Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (2001), Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2012). Coordenador do Centro de Referência Paralímpico do Estado do Piauí, unidade CPB-PI.

13:00 Encerramento